quarta-feira, 12 de maio de 2010

20100512 Lisboa (02/02)

Acordei um pouco antes do horário, mas como ainda estava cansado mesmo sem sono continuei na cama. Assim que levantei dei uma ajeitada nas coisas e fui comer o pequeno almoço - café da manhã. Isso mesmo o albergue tem até café-da-manhã incluso. Uma beleza, super completo e ainda com uma espécie de "polenguinho" mas por aqui chama-se "a vaca que ri". Depois de forrar o estômago já sabia que ia ter problemas para entrar na Biblioteca da Ordem dos Arquitectos, pois quarta-feira seria o dia em que ela fica encerrada - fechada.
Saímos junto com Rita, a moça do albergue que nos ajudou muito e foi muito simpática. Passamos pelo Elevador da Bica e assim que pontamos na Rua São Paulo, já estávamos "ao pé" - pertinho - da Ordem dos Arquitectos.

"O Elevador da Bica"

 "Biblioteca da Ordem dos Arquitectos"

Chegando na Ordem foi constatado, a Biblioteca estava fechada. Mas com um jeitinho de brasileiro e uma gentileza portuguesa, conversei com a bibliotecária e ela foi muito receptiva, ao saber que erámos de Évora e que o material que pesquisaríamos somente tinha alí e já estava separado, ela já se prontificou a nos deixar ficar lá para concluir a pesquisa. O que veio a calhar, pois era o que faltava para concluirmos a pesquisa e nosso roteiro em Lisboa. Ana já tinha ido para a Gulbenkian para terminar os trabalhos que as meninas não conseguiram finalizar, de lá ela voltaria para Évora directo. Eu e Silvia ficamos na Ordem dos Arquitectos e, sem almoço, concluímos a pesquisa antes das cinco da tarde. O que nos deu tempo de fazer um pequeno roteiro saindo da Ordem, passando pela Praça do Duque de Terceira, depois pela Praça do Comércio e em seguida, rua Augusta e Praças, da Figueira e do Rossio. O roteiro findou na mesma estação do metro que saímos junto a multidão papal, no dia anterior, Restauradores.

"Praça Duque de Terceira"

"Praça do Comércio"

"Rua Augusta"

 "Praça da Figueira"

 "Praça do Rossio"

"Painel na Estação Restauradores"

A volta foi tranquila, me programei para chegar a Estação Sete Rios num horário que tinham autocarros de quinze em quinze minutos, consegui pegar o mais cedo e fui dormindo até em casa, e a casa nova sendo pertinho da Rodoviária de Évora, foi uma "mão na roda"

p.s.: Indico o melhor albergue que já fiquei, ótimo preço, instalações boas, banheiros limpos, café-da-manhã impecável. Serviços extras como cerveja e toalha baratos. http://www.lisbonoldtownhostel.com Sua Segunda casa em Lisboa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Agora mais fácil, o comentário fica pronto na hora.