terça-feira, 11 de maio de 2010

20100511 Lisboa (01/02)

Acordei às seis horas manhã, isso aqui é um sacrifício né? Fui caminhando tranquilo para rodoviária e já sabia o horário dos autocarros, cheguei a tempo de ir no mais cedo. Silvia já estava lá e Ana chegou na hora de embarcar. Chegando em Lisboa, no Terminal Rodoviário Sete Rios, demos uma volta para chegar a Fundação Gulbenkian, mas coisa de GoogleEarth mesmo. Chegamos cedo e dentro do horário, ainda estava fechada, somente abriria às nove e meia. Foi o tempo de separar as coisas da mochila, para entrar na Biblioteca de Arte somente com o necessário.

"Os caminhos da Fundação Gulbenkian"

O dia foi muito apertado, tive que me organizar muito para poder aproveitar o máximo o tempo de pesquisa. Acontece que a Fundação Gulbenkian tem uma organização excepcional e os índices das revistas que deveríamos pesquisar estavam todos online, mas sem saber nem adiantamos o trabalho pela internet.
A nossa única pausa foi para o almoço, saímos pela Avenida Marquês de Sá Bandeira, pegamos a Avenida Miguel Bombarda e já na esquina desta última com a Avenida Conde de Valbom, encontramos um restaurante arrumadinho e bem barato.
Na volta a Biblioteca já nos programamos para acabar antes do horário pois a Biblioteca fecharia às sete e trinta, e era bom não atrasar. Consegui terminar tudo em dia, não sei como ficou a parte das meninas mas o ritmo foi puxado.

"A Av. Conde de Valbom"

Saímos de lá e pegamos a Avenida Berna, seguimos pela Avenida João XXI até chegar no Campo Pequeno. A intensão era, além de conhecer o Campo Pequeno, que fica um pouco afastado do resto da cidade era fazer uma hora, pois assim compraríamos o cartão do Carris vinte e quatro horas o mais tarde possível, para não precisar comprar dois. Ainda deu tempo de tomar uma imperial - chopp por aqui - e ver o Papa dando rolé perto do nosso Albergue. Nesta parada percebi que o show que aconteceria no Campo Pequeno, era o show do Mika, que por conta do Vulcão Eyjafjallajokull foi adiado exatamente para o dia que eu estava em Lisboa, quase fui ver o show, mas trinta e cinco Euros ainda é caro para meu bolso.

"O Campo Pequeno"

Como escolhi um Albergue numa área perto da Biblioteca da Ordem dos Arquitectos, e assim perto da Praça do Comércio, acertei em cheio na multidão de gente indo ver o Papa. Pegamos o "metro" - pronuncia-se metro, sem o acento - e fomos em encontro a multidão. Não sei porque mas apesar do Papa ter o Papa Móvel, o metro ficou fechado por conta dele, não conseguir imaginar ele utilizando o metro e pensei que fosse por motivos de segurança. Contudo o metro fechou e fomos obrigados a andar, no sentido contrário da multidão papal, da Estação Restauradores até o nosso Albergue.

"Old Town Lisbon"

O albergue chama-se Old Town Lisbon e é super bacana, arrumado e limpo. Chegamos cansados e nos ajeitamos. Deu tempo ainda de tomar uma cerveja antes do jantar.
Para Jantar saímos do Albergue e passeando pelo Bairro Alto, fizemos uma boa rota e, apesar de ter conhecido muitos lugares legais, jantamos e voltamos para o Albergue. Tomamos banho e dormimos cedo.

"O Bairro Alto"

1. Os caminhos da Fundação Gulbenkian podiam ser o jardim da minha casa...que lugar lindo e a Av. Conde de Valbom podia ser a rua da minha casa...eu num ia reclamar não

Comente! Agora mais fácil, o comentário fica pronto na hora.