segunda-feira, 31 de maio de 2010

20100531 Mudança, e que mudança!

Hoje seria o último dia que o pessoal moraria com a gente. Avisaram a senhoria de última hora, e assim que acordamos, e nos atualizamos sobre os acontecimentos da queima, e logo mais começou a mudança. A mudança em si foi tranquila e só deixou uma vidraça quebrada, devido a euforia de todos. Logo depois que encerraram a mudança, eu e Felipe já começamos a limpeza da casa. Combinamos de fazer a limpeza da casa em troca da força que a Maria do Carmo deu pra gente e fizemos aquela faxina.
Quando passamos pro andar de baixo - piso 0 - o Vegeta, antigo morador, nos chamou para conhecer a casa nova deles e fazer um jantar. A proposta era esquentar para ir a queima das fitas, acertamos de ir ao Pingo-Doce e já directo pro jantar.
O jantar foi legal e a casa deles parece sim aquela casa européia. Fizemos um strogonof daqueles e fomos para queima regados a muita cerveja e uma garrafa de whisky.
A queima foi sensacional, o dia era de Quim Barreiros, uma espécie de sertanejo. Foi animado e também foi legal em em turma e aproveitar, além do show principal, a tenda eletrônica. O ruim da festa foi a indelicadeza dos seguranças quando a festa termina. Fechou é fechou e é pra sair na hora, e mexa-se! Horrivel.

domingo, 30 de maio de 2010

20100530 Descanso!

Com a festa de ontem sendo um sucesso, acordei com muito sono e, confesso, com um pouco de ressaca. O que resolvemos com um almoço daqueles. Pegamos o resto de gás que nós restava e cozinhamos um belo almoço brasileiro. O resto do dia foi dormir cedo, aliás, cedo demais, cai no sono no sof'á no final da tarde e de lá, directo pra cama. Nem saí de casa no domingão, a queima também não prometia nada.

sábado, 29 de maio de 2010

20100529 Burakas Som Sistema

O melhor show da queima das fitas aconteceria hoje. 
Aproveitamos a tarde para ver um estranho ritual de caça às vacas, isso sim, garrotes soltos em um cercado e os estudantes mais tradicionais, devidamente uniformizados, as enfrentando cara-a-cara, literalmente.
Depois de uma conturbada entrada na Queima das Fitas, foi a vez de prestigiar o som dos Burakas. A banda é muito boa e animação contagiante nos animou de ir a todos os dias da festa, o que não deveria acontecer devido ao preços dos convites, que nem são tão caros mas para se pagar todos os dias separado, sem o bilhete único, não valia a pena. Apesar de tudo a proposta era mesmo somente conhecer a tradição, e quem sabe um dia ainda queimaremos as fitas por aqui.
O final do show não significou em momento algum o final da festa, o dia era sábado e o som foi até bem cedo na tenda eletrônica armada também dentro do Espírito Santo.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

20100528 Início da Queima das Fitas?

A sexta-feira começou com um clima legal, a queimas das fitas - tradicional festa de formatura dos estudantes portugueses - começaria neste dia. Acho que o clima da festa não nos contagiou muito, depois de muitas ligações o mais animado da noite seria "o esquenta", já que a Jujuba tinha ganhado uma senhora festa de despedida, agora seria o bota fora!
Quando chegamos ao Espírito Santo, onde a festa aconteceria, não estava muito animado lá e a promessa do primeiro dia ser de graça não foi cumprida, uma pena pois gastamos ainda um pouco de grana em imperiais e fomos para casa. Uma passagem breve na Dona Maria concluiu a noite de muito frio.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

20100526 Companhia de Teatro

A quarta-feira foi atípica, acho que nunca entraria em uma Companhia de Teatro, mas a convite do Eduardo, acabei entrando, acontece que ainda estou sendo influenciado pelo filme "Yes Man", e aceitei. Na europa percebi que estou mais aberto a novas experiências e acho que o teatro pode me ajudar muito a, além de conhecer novos amigos, aprender um pedacinho das artes que admiro e nunca tive oportunidade de fazer. Acho que nunca tive oportunidade pois a Arquitectura é uma amante muito ciumenta e custa dar-lhe espaço para outra arte.
Como eu tinha aula nos Leões, de Projecto Avançado de Arquitectura Sustentável - para cobrir os dias que não terems aulas devido a "Queima das Fitas" - me preparei com calma para não passar aperto na volta do ensaio do teatro, que seria pela noite. A aula foi legal e todas, todas as minhas idéias, estavam contextualizadas no projecto. O professor Peixeiro Ramos me orientou com as instalações térmicas da área do projecto que vamos elaborar o projecto executivo.
Logo depois que a aula acabou o Eduardo chegou nos Leões - o ensaio seria, excepcionalmente, nos Leões - e me passou o texto. Foi interessante que o Eduardo tem mais tempo de Évora do que eu, e trocamos algumas idéias sobre viver por aqui e as oportunidades. Apesar dele ser o responsável pela criação da trilha sonora está sempre indo aos ensaios e acompanhando de perto, então com esta visão já me passou muita coisa.
O ensaio durou muito tempo e apesar de não encenar, aprendi muito pois o pessoal também leva muito a sério, me identifiquei muito com tudo aquilo, acho que foi o mundo da FeNEA, que aprendi a me ralacionar tão bem, pois dalí já fomos directo para um bar, ao pé da Câmara Municipal para comer Nachos.
A volta para casa não demorou muito e percebi um pouco que com o passar do tempo, a gente acaba se acostumando com as diferenças daqui e, como todo brasileiro, levamos tudo na boa, sempre achando graça de tudo.

Nota: Esta é a postagem de transição para o novo editorial do Blog.

20100525 Barroco Mineiro!

Como já fiquei louco para terminar o trabalho, custei, mas peguei o fio da meiada e passei o dia todo por conta dele, eu o fiz normatizado, ainda pela ABNT e ainda deu tempo, no final do dia de conversar com Jiló para conferir alguns assuntos relacionados as cidades que ele conhece tanto.
No jantar fizemos um frango e vimos que está barata opção pode estar mais presente em nossa mesa.

20100424 Arquitectura do Renascimento e Barroco, Tchau!

Acordei as nove e meia, ainda cansado do dia anterior, a maratona de festas cansou um pouco né?
Depois de um acelerado café-da-manhã, corri de "bike" para os Leões. A primeira aula foi Cultura Arquitectônica em Portugal, e aprendi sobre o que chamam por aqui de "ultramarino", que eram as colônias ultra-mar, africanas. Muitos bons exemplos de boa arquitetura por lá.
Logo em seguida ao almoço, tive Arquitectura do Renascimento e do Barroco, infelizmente foi a última aula, a próxima já é revisão da matéria dada no semestre. Foi bom que foi um sinal que o semestre está acabando. Fiquei ansioso para terminas o trabalho sobre Barroco Mineiro, que faço sozinho.
Arquitectura do Século XX foi, como sempre muito boa, e apesar do sono que bateu, deu pra aprender muito, desta vez vimos alguns exemplos da fase crítica do moderno a si mesmo, pelo que entedi, acho que foi uma revisão do que já havia sido feito e uma proposta nova de usar materiais locais e tudo mais. Muito bom!
Queria ir para o Espírito Santo pegar uma net rápida, mas o frio me desanimou.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

20100523 Domingão com a mamãe e com papai! E mais festa!!!

Acordei novamente, no mesmo final de semana, com ressaquinha, hoje foi pior a ressaca mas nada muito devastador, foi que misturei mais bebidas. Vinha com leite moça foi o apogeu da festa. Foi legal a festa e aproveitei o domingo para lavar umas roupas e falar um pouco com minha mãe e meu pai, tinha muito temp que não falava com eles. Tô com muitos planos e precisamos ver como fica tudo.
Finalmente decidi ir ajudar a Kika, com a cadeira de papelão dela - projecto da faculdade de Design, que ela já havia me pedido há semanas. Como já ia para lá e mais uma vez ia almoçar no Léo, acabou que os planos se voltaram para a mobilização mais eficaz que a minha, da Karine e da Laura - da Casa da Dona Maria - e organizou-se um churrasco lá de noite. Foi bom que deu pra conversar com todo mundo sobre a festa do dia anterior e nos rimos muitos contando casos do Brasil. Depois de algumas cervejinhas, voltei pra casa e coloquei o papo em dia com Felipe, que chegara de viagem há pouco.

20100522 Festa de novo, Brazuca!!!

Acodei com mum pouco de ressaca mas foi bom, nem foi tanta ressaca e a festa deu pra divertir muito. Acordei também atrasado para a promessa de já ir pra festa de despedida da Juliana, na casa dela e do Léo. A idéias era que a festa Brazuca, começasse antes para gente, mas não dei conta, dei uma ajeitada na casa, organizei alguns papéis e fui embora para festa, um pouco mais cedo. Prefeir ir de "bike" pois talvez ficaria para dormir, para não voltar sozinho para casa, afinal Felipe tá viajando.
A festa foi uma beleza, regada a muita cerveja, doses de bebida branca - destilada - e funk e vinho com leite-moça. Foi uma beleza que bebemos muito mas deu pra divertir, dançar e tudo só com música brasileira, com direito a dançar a música deles que fala da cultura portuguesa - hahaha.
Mas foi tudo certo e como tava tranquilo voltei para casa de "bike" às cinco da manhã, foi frio.

p.s.: Foto da Ressaca Erea, Funk na escola de Arquitetura da UFMG.Valeu Galera.

20100521 Festa no Théo.

Acordei desanimando já com projecto, além de não satisfeito já saberia que a aula estaria vazia. Mesmo assim fui e cumpri minha promessa de nunca faltar as aulas. Muito bem, o resultado foi bom, apesar de não ter escapado de fazer as plantas na escala um para duzentos, sei que o projecto vai andar, apesar de tudo.
Depois da aula fui para cara, apressado para trabalhar, Isso aê hoje é dia de ganhar uns Euros. Não adiantou muito depois de duas horas de árduo trabalho, já voltei para casa e combinei que com a grana ia amenizar o resto da caução que devia para a Janaína. Depois de passar a tarde toda, dando uma pequena organizada das coisas saí de casa com algumas cervejinhas e a grana da Janaína e fui, pagá-la e depois encontrar o pessoal para ir a casa do Théo, que faz mestrado em teatro, a festa hoje ia ser lá. Nem estava muito animado não mas acabei indo, afinal "a vida é um sopro".
Numa casa boa, perto do Baluarte de Macede, tivemos uma festa super animada, deu até para fazer umas caipirinhas com cachaça que a Fernanda trouxe de Minas Gerais. A misturança de bebidas que não foi legal, todo mundo ficou daquele jeito. Foi legal também que além de aprender falar arquitectura em francês, ainda tive oportunidade de perceber um pouco o idioma, meu próximo idioma, conversando com pessoal, amigos do também fracês, Théo - anfitrião.
Depois fomos a Dona Maria para uma pequena roda de viola, e mais bebedeira.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

20100520 Aula, hoje tivemos uma aula!

Acordei bem cedo e me programei para ir a aula às nove, pois não posso perder aula, apesar de ser o primeiro dia que não queria ir mesmo a aula, o projecto tá cada vez pior, não posso tomar as rédeas e não  consigo começar a fazer algo que acho que vai me atrasar/ atrapalhar/ ou que vou precisar refazer. Muito bem, achei que ia ser pior, o professor disse que precisamos avançar logo e tivemos uma conversa muito boa sobre o pensamento global, a visão global do programa que só o arquitecto tem, junto com isso uma cobrança boa, para entregarmos o projecto - na escala um para duzentos - que ainda não entregamos.
Logo que vi que para poder começar a ter liberdade para criar e desenhar, no meu ritmo, acelerado e arquitetônicamente feliz, seria necessário passar por este passo, entregar a um duzentos, me desanimei.
Voltei para casa para almoçar e almocei tranquilo, a tempo de ainda voltar a ver a aula de Projecto Avançado de Arquitectura Sustentável.
Quando cheguei a aula tinha tomado um caráter mais individual e não me animei de início - a classe, como de manhã, estava vazia, mas somente fiquei sabendo que o motivo eram as viagens no começo da tarde. Logo que o professor começou a explicar a necessidade de se trabalhar em cada programa específico, ou seja, fazer o computador trabalhar pra gente - viu Jiló? - e saber usar cada programa de maneira a extraír o máximo de recursos dele. Ele começou a explicar sobre o Excel e fazer tabelas, aí - como já aprendi isso com o Tio Wilton (Valeu Tio Wilton!) comecei a fazer um cronograma da etapa do projecto, afim de ficar logo livre desta etapa.
No final da aula, eis que surge o professor de Projecto e analizando o projecto do Luis, começa um diálogo entre Engenheiro e Arquitecto, nossa foi uma maravilha, ver o que cada um defendia e como alunos estar meio por fora assim deu uma visão diferente da que já havia vivenciado, sempre do lado do arquitecto. Quando a conversa chegou em Firmitas, Utilitas e Venustas, aí sim vimos a arquitectura se mostrar imponente e respeitar a engenharia, como cooperadora.
Voltei para casa ainda animado com as aulas e desanimado com o projecto, preciso dar um jeito nisso, não vou fazer um projecto sem querer, se for assim abandono a cadeira, prefiro fazer sozinho.

20100519 Residente!

Muito bem, acordei com algumas pequenas coisas para fazer que já me impossibiliaram ir para os Leões mexer no projecto. Até bom que já não aguento trabalhar nesse projecto, quero colocar mais personalidade nele, mas to atravancado trabalhando em grupo.

Depois de tentar ligar para arrumar um trampo sem êxito, fui ao Centro de Emprego com Felipe, e aí descobrimos de onde o Brasil aprendeu a ser tão burocrático. Acontece que o Serviço de Imigração disse que podemos sim trabalhar, desde que peguemos o contrato levamos lá para analisarem se não vai bater com os horários da faculdade, assim pedimos uma nova carteira de residende com a nota atrás, podendo exercer atividade profissional. Pois bem, se precisávamos de emprego fomos ao lugar certo excepto pelo caso que no Centro de Empregos, apesar das diversas vagas, só podemos trabalhar se tivermos a Carteira de Residente com a nota atás, podendo exercer atividade profissional. Mas para conseguir essa nota atrás da Carteira de Residente precisamos de um emprego...

A minha vontade foi tocar o fodas para esse país e ir embora assim que acabar meu intercâmbio, mas temos que analisar sempre as possibilidades e não é por conta dessa falta de organização daqui que vou deixar minha carreira de lado, pois continuo lutando para conseguir minha transferência aqui e ver se consigo me formar em um curto período para que possa valer a pena ficar, por enquanto é esperar mesmo.

Depois do Centro de Empregos fui com Felipe no Serviço de Imigração, lá minha amigona, me disse, que trata-se de uma lei que o pessoal do Centro de Emprego se agarrou para dificultar para gente, e eles infelizmente não podem dar a carteirinha com a nota sem o contrato de emprego, - "negócio é arrumar por conta própria, desejo-lhe sorte". E minha Carteira de Residente ainda não estava pronta.

Acham que essa foi a lição sobre a burocracia? Depois do almoço quando comecei a mexer nas minhas coisas de projecto recebo uma ligação, era o Serviço de Imigração, minha carteirinha estava pronta. Num intervalo de uma, talvez duas horas. Ainda bem que tenho minha "bike", em quinze minutos busquei minha Carteira de Residente.
Como já estava ao pé do Espírito Santo, aproveitei para estudar um pouco. Pouco mesmo, lá de tarde é uma bagunça. Tudo armengado, nem parece o Espírito Santo que vou a noite. De lá consegui contactar um trampo e ficou a esperança pra ver o que dava.
De noite não conseguir estabelecer contacto com a mamãe, não sei o que decidiram sobre a vinda dela.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

20100518 Dia de descanso?

A terça-feira geralmente é para descansar mas aproveitei para finalizar as matérias que estão sempre quase em dia e nunca estão, e no final do dia deixei no máximo quase em dia, mas desta vez mais quase ainda.
O almoço foi um risco, cozinhar com o resto de gás que havia, vamo vê como fica a compra do gás, porque já comprei um e o Felipe um, agora, como não é nossa vez, fica foda cobrar o pessoal.
Depois de passar o dia todo em casa resolvi passar no Giraldo e dar um rolé pela cidade, até passei no Espírito Santo mas nem demorei muito, já fui pra casa jantar, ver a novela e depois tentar ver, pela terceira vez, o filme da "Alice no País das Maravilhas"

20100517 Começa a semana.

A semana começou e é isso aê bora pra aula.
Chegando nos Leões, o professor essa semana veio, e já passou muita matéria.
O intervalo do almoço foi corrido mas a "bike" facilitou muito. Até deu tempo de conversar com o João, que mora lá em casa, sobre o Lula e o Irão.
Passei na Narazeth depois da aula - papelaria no Giraldo - e depois, como tava já perto, fui para o Espírito Santo, para atualizar o blog e estudar um pouco. Cada dia mais o Espírito Santo fica pior, uma bagunça. A Queima das Fitas está chegando.
De noite estudei, além das coisas da faculdade, que coloquei quase tudo em dia, o "Código da Estrada", sobre bicicletas e já percebi que como velicípede preciso de equipar minha "bike" com iluminação.

domingo, 16 de maio de 2010

20100516 Saudade de casa!

Hoje foi um dia ruim, a internet já não funciona em casa, um problema a ser resolvido e me deixa sem comunicação com o Brasil. Mas mesmo assim deu para matar saudades, depois do almoço fui ao Espírito Santo para actualizar o Blog e conversar com todo mundo. Deu até para fazer um lanche no laboratório de informática do Espírito Santo, o Felipe carioca tava com a gente e fizemos aquela "farofa" brasileira.

Escutando Chico Buarque tive algumas lembranças do Brasil, e da minha infância. O Balú tinha razão o aniversário de três meses por aqui é barra, passam um relances assim da família, os amigos... Coisa de louco.
Mas o intercâmbio está na metade ainda do tempo, tem muito ainda para rolar e ainda preciso aproveitar as oportunidades, pois não sei se vou conseguir ficar por aqui e se voltar não quero me arrepender de nada. Por enquando é isso, esperar a resposta da faculdade. Nesta manhã, voltando da festa moçambicana, conversei com Lelis, um estudante de mestrado em Filosofia que me deu algumas dicas também para agilizar os preocessos por aqui. Vamo vê!

p.s.:
Mãe, clique aqui! Lembra?!
Pai, clique aqui! Lembra?!

sábado, 15 de maio de 2010

20100515 Conhecendo gente nova!

Acordamos e nos aprontamos para sair. O Alexandre, me ligou, marcando para conhecermos o Túlio, um brasileiro, de Belo Horizonte, UniBH que veio para Évora e mora aqui faz três anos, como a gente ta precisando de trabalho e sempre uma ajuda de quem veio antes é bem vinda, ele nos deu muitas dicas e marcamos de conhecer uma senhora que ajuda quem é estrangeiro, de emprego até as burocracias e cesta básica. Depois fomos para casa almoçar e de noite, festa Moçambicana na Casa da Dona Maria.
A festa foi muito boa, chegamos e já tinha tudo quanto é prato típico de Moçambique, a organização da festa foi uma beleza, tudo em fartura e muita música. Apesar de ter muita gente a fartura perdurou a noite toda.

"Me identifico mais com os africanos do que com os europeus"
Festa Moçambicana na Casa da Dona Maria

sexta-feira, 14 de maio de 2010

20100514 Aniversário da Mamãe

Acordei no horário da aula e ainda daria tempo de chegar a aula, antes mesmo de levantar vi a mensagem da Silvia avisando que o professor não iria a aula. O que veio a calhar pois não iria mesmo, um frio danado, e debaixo das cobertas, liguei o final do filme para terminar de ver.
Fiquei em casa e depois do banho foi hora de fazer o trabalho de Arquitectura do Renascimento e Barroco.
No intervalo, fizemos as compras no Pingo-Doce.
Na volta organizamos tudo, quase não coube no frigorífico - geladeira - e depois fizemos uma janta daquelas.
Fiquei o dia todo esperando para falar com minha mãe por conta do aniversário dela, e quando liguei o Msn Messenger ela já estava com as amigas, vai gostar de festinha assim hein?
Beijo Mamãe, Te Amo felicidades para você pra sempre, porque, afinal, você merece!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

20100513 Quinta-Feira Treze!

Hoje não haveria aula, o Papa está em Fátima e a Universidade de Évora não iria ter atividades nenhuma. Foi bom pois assim pude descansar da viagem e acordar um pouco mais tarde, desfazer as coisas que levei e lavar algumas roupas.

De tarde foi hora do futebol, jogamos de cinco horas até as oito da noite, deu pra cansar um pouco, apesar de não ser um bom dia pra galera em geral e especialmente para mim - erramos muito - o futebol foi até bom.

Depois voltei para casa me preparei para dormir e dormi vendo filme: "Eternal Sunshine Of The Spotless Mind".

quarta-feira, 12 de maio de 2010

20100512 Lisboa (02/02)

Acordei um pouco antes do horário, mas como ainda estava cansado mesmo sem sono continuei na cama. Assim que levantei dei uma ajeitada nas coisas e fui comer o pequeno almoço - café da manhã. Isso mesmo o albergue tem até café-da-manhã incluso. Uma beleza, super completo e ainda com uma espécie de "polenguinho" mas por aqui chama-se "a vaca que ri". Depois de forrar o estômago já sabia que ia ter problemas para entrar na Biblioteca da Ordem dos Arquitectos, pois quarta-feira seria o dia em que ela fica encerrada - fechada.
Saímos junto com Rita, a moça do albergue que nos ajudou muito e foi muito simpática. Passamos pelo Elevador da Bica e assim que pontamos na Rua São Paulo, já estávamos "ao pé" - pertinho - da Ordem dos Arquitectos.

"O Elevador da Bica"

 "Biblioteca da Ordem dos Arquitectos"

Chegando na Ordem foi constatado, a Biblioteca estava fechada. Mas com um jeitinho de brasileiro e uma gentileza portuguesa, conversei com a bibliotecária e ela foi muito receptiva, ao saber que erámos de Évora e que o material que pesquisaríamos somente tinha alí e já estava separado, ela já se prontificou a nos deixar ficar lá para concluir a pesquisa. O que veio a calhar, pois era o que faltava para concluirmos a pesquisa e nosso roteiro em Lisboa. Ana já tinha ido para a Gulbenkian para terminar os trabalhos que as meninas não conseguiram finalizar, de lá ela voltaria para Évora directo. Eu e Silvia ficamos na Ordem dos Arquitectos e, sem almoço, concluímos a pesquisa antes das cinco da tarde. O que nos deu tempo de fazer um pequeno roteiro saindo da Ordem, passando pela Praça do Duque de Terceira, depois pela Praça do Comércio e em seguida, rua Augusta e Praças, da Figueira e do Rossio. O roteiro findou na mesma estação do metro que saímos junto a multidão papal, no dia anterior, Restauradores.

"Praça Duque de Terceira"

"Praça do Comércio"

"Rua Augusta"

 "Praça da Figueira"

 "Praça do Rossio"

"Painel na Estação Restauradores"

A volta foi tranquila, me programei para chegar a Estação Sete Rios num horário que tinham autocarros de quinze em quinze minutos, consegui pegar o mais cedo e fui dormindo até em casa, e a casa nova sendo pertinho da Rodoviária de Évora, foi uma "mão na roda"

p.s.: Indico o melhor albergue que já fiquei, ótimo preço, instalações boas, banheiros limpos, café-da-manhã impecável. Serviços extras como cerveja e toalha baratos. http://www.lisbonoldtownhostel.com Sua Segunda casa em Lisboa!!!

terça-feira, 11 de maio de 2010

20100511 Lisboa (01/02)

Acordei às seis horas manhã, isso aqui é um sacrifício né? Fui caminhando tranquilo para rodoviária e já sabia o horário dos autocarros, cheguei a tempo de ir no mais cedo. Silvia já estava lá e Ana chegou na hora de embarcar. Chegando em Lisboa, no Terminal Rodoviário Sete Rios, demos uma volta para chegar a Fundação Gulbenkian, mas coisa de GoogleEarth mesmo. Chegamos cedo e dentro do horário, ainda estava fechada, somente abriria às nove e meia. Foi o tempo de separar as coisas da mochila, para entrar na Biblioteca de Arte somente com o necessário.

"Os caminhos da Fundação Gulbenkian"

O dia foi muito apertado, tive que me organizar muito para poder aproveitar o máximo o tempo de pesquisa. Acontece que a Fundação Gulbenkian tem uma organização excepcional e os índices das revistas que deveríamos pesquisar estavam todos online, mas sem saber nem adiantamos o trabalho pela internet.
A nossa única pausa foi para o almoço, saímos pela Avenida Marquês de Sá Bandeira, pegamos a Avenida Miguel Bombarda e já na esquina desta última com a Avenida Conde de Valbom, encontramos um restaurante arrumadinho e bem barato.
Na volta a Biblioteca já nos programamos para acabar antes do horário pois a Biblioteca fecharia às sete e trinta, e era bom não atrasar. Consegui terminar tudo em dia, não sei como ficou a parte das meninas mas o ritmo foi puxado.

 
"A Av. Conde de Valbom"

Saímos de lá e pegamos a Avenida Berna, seguimos pela Avenida João XXI até chegar no Campo Pequeno. A intensão era, além de conhecer o Campo Pequeno, que fica um pouco afastado do resto da cidade era fazer uma hora, pois assim compraríamos o cartão do Carris vinte e quatro horas o mais tarde possível, para não precisar comprar dois. Ainda deu tempo de tomar uma imperial - chopp por aqui - e ver o Papa dando rolé perto do nosso Albergue. Nesta parada percebi que o show que aconteceria no Campo Pequeno, era o show do Mika, que por conta do Vulcão Eyjafjallajokull foi adiado exatamente para o dia que eu estava em Lisboa, quase fui ver o show, mas trinta e cinco Euros ainda é caro para meu bolso.

"O Campo Pequeno"

Como escolhi um Albergue numa área perto da Biblioteca da Ordem dos Arquitectos, e assim perto da Praça do Comércio, acertei em cheio na multidão de gente indo ver o Papa. Pegamos o "metro" - pronuncia-se metro, sem o acento - e fomos em encontro a multidão. Não sei porque mas apesar do Papa ter o Papa Móvel, o metro ficou fechado por conta dele, não conseguir imaginar ele utilizando o metro e pensei que fosse por motivos de segurança. Contudo o metro fechou e fomos obrigados a andar, no sentido contrário da multidão papal, da Estação Restauradores até o nosso Albergue.

"Old Town Lisbon"
 
O albergue chama-se Old Town Lisbon e é super bacana, arrumado e limpo. Chegamos cansados e nos ajeitamos. Deu tempo ainda de tomar uma cerveja antes do jantar.
Para Jantar saímos do Albergue e passeando pelo Bairro Alto, fizemos uma boa rota e, apesar de ter conhecido muitos lugares legais, jantamos e voltamos para o Albergue. Tomamos banho e dormimos cedo.

 "O Bairro Alto"

segunda-feira, 10 de maio de 2010

20100510 Trabalho de Cultura Arquitectônica em Portugal?

Pois é, o dia hoje era para dar um posicionamento para o professor sobre o andamento do trabalho da primeira aula do dia, Cultura Arquitectônica em Portugal. Mesmo com minha animação toda, não deu o professor não apareceu pela manhã e minha correria, inclusive com a Bike, não adiantou muito.
Depois do almoço tivemos uma aula de Arquitectura do Renascimento e Barroco mas serviu mais para separar os grupos, que nada adiantou para mim, já que vou fazer sozinho sobre o Barroco Mineiro. É bom que apesar dos meus sítios serem longe eu já os visitei, e ainda vou ter ajuda do Jiló - residente de Mariana, MG Brasil.
A aula de Arquitectura do Século XX foi boa e me deixou com mais vontade ainda de pesquisar mais e mais, tô sempre estudando as obras que vejo na aula, com um pouco mais de calma, em casa.

domingo, 9 de maio de 2010

20100509 Churrasco

Bom, já acordamos com uma marcação de um churrasco, combinamos de encontar no Pingo-Doce, perto da casa da Dona Maria. De lá o Emanuele ia decidir com a galera o que fazer.
Acho que faltou um pouco daquele jeito brasileiro de tomar a frente das coisas, fomos para o almoço e acabamos jantando lá. O churrasco contou com a presença de poucas pessoas e ainda as italianas que eram o "motivo" por qual Emanuele decidiu fazer o churrasco nem participaram muito. Valeu pois vi o jogo do Benfica com o Adonis, no bar que o Marquinho trabalha e depois contamos com a presença desse capixaba no churrasco. Brasil!

sábado, 8 de maio de 2010

20100508 Sábado de reclusão!

Aproveitei o sábado para ficar em casa, limpar o quarto, lavar roupas, vê um filme e descansar, não fiz nada de faculdade e apenas organizei as coisas por aqui. Foi bom que tive tempo para baixar umas músicas e uns filmes. Além de falar com pessoal no Brasil. Só saí de casa para pegar a bike, no conserto, e ainda chuveu.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

20100507 São Miguel Arcanjo

É isso aê hoje é dia de visita e visita das antigas, o Michele (pronuncia-se Mikele) viria me visitar com alguns amigos. Como eu já tava especialista em fazer feijão, logo pensei numa comida típica do dia-a-dia do Brasil. Arroz, feijão e batata frita. Fui ao Pingo-Doce de manhã e comecei a preparar tudo bem cedo para dar tempo do tempero pegar bem. Logo na volta do Pingo-Doce, a porra do pneu da bicicleta furou, não sei como mas já descatei a hipótese de ser algum defeito de fabricação. Já pensei em arrumar logo para não ficar sem Bike durante a semana e evitar grandes mudanças de cotas com a bicicleta.

"O cozinheiro assisitindo o rango"
Quando a gente cozinha a gente come muito durante o processo e na hora...
...come mais ainda, arroz feijão, bife de vaca (boi) e batata frita!

Então, o almoço foi um sucesso, pelo menos pelo que pessoal disse. Acho que o feijão derrubou a galera mas como o Michele ia dirigir e ele é brasileiro, achei que não haveria problema. Foi bom que enquanto a galera de recuperava do feijão nos conversamos muito.

"Dois filósafos de barriga cheia"
Conversamos sobre tudo e nos atualizamos das notícias um do outro.

Depois a galera colocou na roda o gelado que compraram, isso mesmo, sorvete por aqui chama-se gelado. Nem precisava pessoal mas gelado com bolo "de mármore" foi bom demais!

"O golpe de misericórdia"
Gelado que caiu bem, para quem tava e para quem não tava acostumado com o feijão.

Acabou que conversamos até de tarde, passei as coordenadas pro pessoal, passeios em Évora e em Lisboa. E fui com Felipe ao Espírito Santo, onde atualizei o blog, pelo menos um pouco.
Aproveitei que ia sair e levei a Bike para consetar: cinco euros!

p.s.:
"Belezinha"
Foto que chegou depois, Michele deu Tag no Facebook.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

20100506 Nem viu!

Acordei e fui até animado para os Leões, pois eu sei que o professor poderia mudar muita coisa no projecto mas eu até tava animado para começar uma nova etapa no projeto. Temos muitos espaços vazios e já andei mirabolando umas coisas para marcar a circulação, colocar uns equipamento, proteger algumas partes, quando a insolação é indesejada. Bem mas minha animação nem durou muito não logo na manhã, o professor chegou e quando viu que o desenho tinha alguns pequenos detalhes para serem ajustados, já disse para ajeitarmos para ele ver. Nem viu o resto do projecto, e ainda fui perguntar ao Nuno, professor auxiliar, se eu já poderia alterar algumas coisas, ele disse que não era necessário pois depois mudariamos juntos. Assim foi um banho de água fria mesmo.
Voltei para casa, almocei e de tarde, apesar de muito interessante a aula expositiva, com imagens dos equipamentos de climatização, deu muito sono, acho que foi o feijão, o trem que pesa!
De noite havia mais aula de projecto mas como eu já estava desmotivado, e ainda a Sílvia não iria para a faculdade vim trabalhar no projecto em casa.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

20100505 Quero trabalhar!

O dia hoje foi pior, pois tive que correr para entregar tudo, plotar, pois a entrega está marcada para hoje mas hoje não tem aula, o professor quer tudo pronto para a aula de quinta-feira às oito.
Chegando nos Leões já encomendamos o papel, metade do preço do que compramos por aqui, a turma vai comprar de Lisboa, e ainda entregam. Sendo assim pegamos um rolo emprestado e vamos devolver quando chegar os nossos dois, só vendem em pares.
Enfim, deu para plotar tudo, não ficou do jeito que eu queria mas é assim né? Nunca fica e trabalhar em grupo é sempre assim temos que ceder um pouco.

Hoje recebi um e-mail do Escritório, avisando que meu cartão chegou e que minha mesa tá lá me esperando, achei muito legal o meu cartão postal que, a próposito, eu mandei de Londres, tenha chegado. Eles adoraram e ainda me mandaram essa lembraça, quero trabalhaaar!
 
Meu fundo de tela, uma estão de metrô em Singapura.
Meu óculos da Bucyrus, quando visitávamos lá.
Meu cardápio da Mc Donalds, faculdade aperta só dava tempo de almoçar lá (três vezes por semana).
Meu cartão postal bem na base do meu monitor!

terça-feira, 4 de maio de 2010

20100504 Finalizar o projecto.

Hoje é dia de trabalhar muito, preferi ficar em casa onde posso comer com mais tranquilidade e mais barato também, focar no trabalho no AutoCAD e deixar tudo no jeito pra plotar. Acabou o papel para plotar, vamos ter problemas com isso.
Parece que foi dia de acabar as coisas, pois o gás também acabou. Mas dessa vez era a vez do Felipe, decidimos que quando for a vez de um de nós, vamos dividir para ficar mais barato para os dois. Compramos e resolvemos o problemas mas acho que precisaremos de outro bujão pois temos o gás para água quente e para o fogão e acho que o que gasta mesmo é ficar trocando. Mas o próximo gás é do "Vegeta" e tem uns dias que ele não aparece, aliás desde que moro na casa nova, eu o ví umas duas vezes só. Vai entender.
Nem apareci nos Leões mas preciso render e prefiro trabalhar em casa.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

20100503 Pegando o ritmo!

Primeiro dia de Leões de Bike, acordei animado, comi  muito e já saí directo para a Lojinha do Chinês, para comprar um cadeado, pois não é bom arriscar né? Ví que o ritmo vai ser outro, demoro cinco minutos para chegar aos Leões mas dá pra cansar viu, tenho que pegar o ritmo ainda. Mas as aulas teóricas de hoje vão dar uma ajuda pois tenho pouco tempo para almoçar e vou almoçar em casa, mais barato e melhor.
As aulas, como sempre, foram ótpminas mas tô precisando dedicar um pouco mais a elas, tenho trabahos em grupo a fazer e isso vai me tomar um tempo que precisarei reservar para isso, e parar projecto um pouco, mas isso fica para semana que vem, pois essa semana temos entrega de projecto.
Depois das aulas, encontrei com Silvia e ainda mexemos no projecto fui para casa um pouco tarde mas deu pra quase resolver tudo, estou preferindo trabalhar agora um pouco  no cad e menos com processo criativo, para render mais.

domingo, 2 de maio de 2010

20100502 Melhor aquisição!

Acordamos às onze horas mas já estávamos animados a ir caminhando até o Modelo, perto da Mc Donalds. Da casa nova é mais perto mas mesmo assim ainda demoramos um pouco. Fomos comprar alguns itens que o Pingo-Doce não tem, compramos sabonete, desodorante e também comprei uma Bike pra mim. Isso mesmo, já havia cotado os preços e já fui para comprar, chegando lá, só não levei a mais barata pois era para senhoras. Mas comprei e já na volta passamos no Pingo-Doce.
Como fizemos muitas coisas decidimos que o almoço seria uma lasanha do Pingo-Doce, pois é prática, rápida e mata a fome. Com isso, enquanto a lasanha assava eu corri no Posto de Abastecimento para encher os pneus e já deixá-la pronta para a semana que começaria.

sábado, 1 de maio de 2010

20100501 Projecto!

Acordei 13h e já liguei pra Silvia pois precisamos dar uma força no projecto para ele render bem como queremos. Quando liguei ela estava nos Leões com o velho problema do vigilante, convidei-a para almoçar em casa já que faria almoço pra mim e para o Felipe de qualquer jeito. Almoçamos e fomos aos Leões, gostei que fizemos muita coisa no projecto e deu uma animação para a semana começar. Mas deu pra cansar. Foi Chegar em casa e tomar um banho e cama! Deu pra ver um filme e dormir no meio dele, só!