domingo, 15 de maio de 2011

2011.0509-15 Volta às aulas!

Semana de volta às aulas, acostumar acordar cedo... Que nada, tive tanta sorte que não tive nenhuma aula antes das onze horas na primeira semana de trabalho depois das férias de páscoa. Por aqui as férias de páscoa emenda-se com a semana acadêmica, a tão falada Queima das Fitas, o que nos dá quase um mês de férias, mas férias entre aspas pois no calendário da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto está marcado como semana sem encontro, ou seja, trabalhe, mas não precisa ir a aula.
Logo a primeira aula foi cancelada, ou melhor alterada para atendimentos de algumas dúvidas, como meu grupo de Construção - Trabalho sobre o Caixa Fórum Madrid - já havia sanado as dúvidas, ficamos liberados. A segunda aula seria na parte da tarde, mas o auditório não estava disponível e a aula marcada para as duas e meia da tarde começou às quatro. Esta aula foi importente, nela o professor regente deu um norte para o que vai ser o trabalho nesta próxima etapa, e assim na terça já começaria o trabalho:

Escala principal 1/100, uma implantação 1/500 e uma maqueta 1/200. Ficou muito na minha cabeça o que o regente disse: "A escala 1/100 é a redução da 1/50 e não a ampliação da 1/200.

Vou precisar ser bem disciplinado pois eu preciso ir a faculdade somente na segunda e terça-feira, mesmo assim para projeto preciso ser atendido pelo menos uma vez na semana, se me organizar bem, preciso ir a FAUP somente uma vez por semana, dispensando a terça-feira. Claro que vou continuar indo muito mais que o mínimo!

Na própria terça-feira, eu vi passando pela faculdade - na verdade em frente a minha sala de aula - aquelas minhas amigas italianas, lembram? Quem acompanha o blog consegue buscar a postagem, "à italiana" de julho do ano passado. Isso mesmo, elas tinham me pedido para hospedá-las em nossa casa mas eram quatro e o pessoal achou melhor não, mas mesmo assim elas vieram. Foi legal revê-las pois elas me deram muitas dicas sobre o Porto, quando eu era ainda um aspirante a estudante de cá! Não deu para almoçar com elas na cantina da FAUP, mas de noite dei uma passadinha com o Zé no Piolho, onde elas estavam hospedadas. O Zé tomou a cena falando italiano, contava piada e tudo mais! O encontro durou pouco pois elas ainda queriam ir as Galerias de Paris, pra mim não dava, pelo menos deu pra tomar uma cervejinha com Zé!

No resto da semana a promessa de entrar na piscina com Betão e Conrado, mas só conseguimos acordar em tempo hábil no domingão, até rolou um churrasquinho, só na vida mansa!

Onofre, em primeiro plano. Nascido no Algarve no verão de 2010. 

Churrasquinho daqueles! 

 Samuel e Eu curtindo sombra e cerveja "fresca"

 Solzão no Porto.

 Brasileirinha ao sol.

 Almoço.

Surf, primeiras lições.

domingo, 8 de maio de 2011

2011.0418-0501 Férias de Páscoa

Terminando a maratona do trabalho de Construção 3, um trabalho de pura investigação com pouca ajuda mas um pouquinho pelo menos. Apesar do trabalho ser sobre edifício Caixa Fórum Madrid, os arquitetos Herzog e de Meuron não passarem informações consegui uma ajuda pedindo para assessoria de imprensa da Fundación La Caixa. O responsável me mandou um release atualizado com algumas informações que ajudaram. Afinal consegui terminar o meu tema - quando dividimos o trabalho para o grupo fiquei com o tema das águas - Abastecimento, Saneamento e Águas Pluvias.

Apesar de ainda não termos juntado tudo para ver como ficou o trabalho como um todo, foi legal ver que consegui fazer os cálculos e levantar a questões que foram propostas.

Depois disso em clima de férias fomos todos a Pitch Club mas não estava lá essas coisas, a chuva desanima um pouco né? Ficamos essas semanas de férias para poder descansar, todo mundo tava querendo uma pausa do ritmo acelerado!

Para a Páscoa ninguém comemorou muito por aqui, conversei com a Tia Lélia e com a Dora, matamos saudades do ano passado, inclusive Dora lembrou de detalhes da minha estadia em Londres. Foi legal demais, ela tá super grande!

domingo, 17 de abril de 2011

2011.0411-17 Boas apresentações

Aula de Construção: eu sempre reclamava que a aula dava sono, que era difícil se manter ligado no tema o tempo todo. Pois, desta vez quem tá dando aula é a professora Clara Vale - que por sinal é um exemplo de ótima professora - e na aula dela funcionou diferente o esquema: No final da aula teríamos um exercício sobre a matéria passada que valeria a presença. Pronto, nunca vi tanto aluno anotando as coisas e prestando atenção, sem conversas paralelas nem laptops ligados. Depois desta boa aula foi uma outra que me fez ficar mais animado ainda em estudar na FAUP. O arquitecto Guilherme Machado Vaz nos apresentou um pouco de sua jovem carreira pós FAUP. Com bons projectos, muito bem resolvidos conceitualmente e com um tratamento íntimo dos materiais, ví como pode ser a vida de um recém formado na FAUP e me entusiasmei.

Na terça-feira, para fechar meus dois dias inteiros de aula - segunda e terça-feira - mais uma palestra, desta vez fora do calendário, acontece que o arquitecto Francisco Mangado estava por cá e deu uma passadinha na FAUP. Logo depois desta palestra começaram as apresentações em sala de aula dos projectos de cada aluno. O professor também teve uma idéia muito boa, as apresentações seriam por ordem de presença - quem veio mais às aulas apresentaria primeiro, fiquei lisonjeado de ter sido o terceiro, o primeiro foi um aluno que não apresentou no auditório por falta de tempo, em segundo meu amigo João Branco e eu logo em terceiro. Com a apresentação percebi que trabalhei muito, muito mesmo e que preciso trabalhar mais ainda para me manter no ritmo.

No mais foi assim, uma semana de tranqüilidade e boas apresentações teóricas. Um pouco de tranquilidade depois da correria que tinha sido adiantar todo o projecto a ponto de entregar uma entrega consideravelmente extensa.

P.S.: Ah, esqueci de um detalhe, o Álvaro Siza foi falar sobre os espaços públicos - ficou a foto da janela projetada por ele pois neste dia dia ele não estava inspirado não, foi melhor ver a paisagem.

Auditório Fernando Távora, FAUP.

domingo, 10 de abril de 2011

2011.0404-10 Folga

E depois daquela correria imensa de projeto chega a hora de ficar um pouco mais tranquilo. Pelo menos aos que, como eu, foram as aulas somente para assistir as apresentações. Acontece que os professores escolheram alguns alunos da cada turma para apresentarem os seus trabalhos, é chamada de Crítica Comparada em Auditório. Não necessariamente os melhores, pelo menos ao meu ver.
Depois desta segundona passada o dia inteiro fechados no auditório na terça fomos as salas de aula para apresentar nossos trabalhos para a turma. Aí sim cada um apresentou o seu trabalho. Desta vez, ao contrário da entrega do natal, nada de apresentação de slides, apresentamos baseado nas pranchas e nas maquetas que entregamos. A apresentação foi por ordem de frequência durante a etapa, os que foram mais atendidos apresentaram antes. Eu fui um dos primeiros, e teve gente eleita para ser o último. Como na FAUP o que vale é o desenvolvimento continuado da proposta eu nunca falto às aulas e muito menos deixo de ser atendido. É assim que nosso trabalho evoluí, quando alguém o critica.

Molhes do Douro / Carlos Prata

Galerinha curtindo a praia.

Na quarta-feira fui fazer uma bela endoscopia. Encerrei a segunda e terça-feira com um jantar às vinte horas na terça. Entrei em jejum. Chegando no laboratório comecei a imaginar que talvez não pudesse ser uma grande idéia aproveitar o jejum para fazer as análises de sangue e a endoscopia juntas. E não foi mesmo, a enfermeira que e atendeu - apesar da minha veia ser muito fácil de pegar e eu não ter medo de agulha - machucou meu braço na hora de tirar a agulha, incrível. Já fiquei com mal estar e quase não faço a endoscopia. Acho até que seria mais fácil se não a tivesse feito, foi horrível, fiz sem sedativo e foi pior exame que já fiz na vida! Para relaxar fomos a praia com a galera! Quase, quase quente aproveitei para conhecer o Farol, que é projeto do meu professor e que ainda não tinha ido conhecer. Muito legal os cortes nas pedras que fazem a mar trabalhar como fonte. Foi legal ir pra praia com a galera...





Recebi também mais amigos de Évora, agora Túlio e a Laura. Por conta da Ryanair, estavam voltando do Marrocos e ficaram um ou dois dias por aqui para poder conhecer e depois ir já direto para Lisboa receber os país do Túlio. Neste mesmo dia reunimos a galera para ensaiar o Lual, que vamos fazer no farol um dia que fizer mais calor de noite. Foi super animado e o pessoal tocou super bem.

Na sexta-feira eu fui encontrar com meu professor da disciplina que já acabou, Estudos Críticos Álvaro Siza - que por sinal fiquei com dezesete em vinte. Vou ver se o ajudo com a edição da entrevista. Nesta mesma sexta-feira bateu aquele marasmo, e no dia anterior, ou melhor, durante à noite, os nossos queridos vizinhos armaram e encheram a tão esperada piscina. Tiro e queda, não estrearam, fomos lá inaugurá-la!!!

Ficou pouquinho corrida mas é que a gente nem tinha sido convidado né? hahah

sábado, 2 de abril de 2011

2011.0328-0403 Entrega de Projeto


Segunda-feira bateu um pouco do desespero da entrega de Projecto. Mas foi fácil de resolver, pensei que era melhor entregar o que tinha, no prazo e bem feito. Só depois de colocar as maquetas e plotar as pranchas fui me preocupar com o que faltava. Assim o professor de Projecto 4 veria meu trabalho enquanto eu poderia ser atendido pela professora de Construção 3 para fazer o resto, a parte construtiva. A disciplina é Projecto mas é tudo feito junto com Construção 3 e Sistemas Estruturais.

O que consegui acabar foi a maqueta 1.200 e a maqueta 1.500, as pranchas com a implantação 1.500 as principais plantas 1.200. A maqueta e a planta 1.50 do auditório eu fiquei devendo e também o corte transversal construtivo 1.10. Foi estranho porque a entrega passou mas continuei trabalhando, foi duro!

Maqueta 1.200


Implantação 1.500


Maqueta 1.500


Maqueta (Auditório) 1.50

Na quarta-feira foi a vez de viajar um pouco, alugamos um carro com a mãe da Clara e fomos a Santiago de Compostela, faltava ainda ver a parte arquitetônica e foi isso que fizemos:

Catedral.


Cetro Gallego de Arte Contemporânea / Álvaro Siza Vieira.


De longe, o City of Culture of Galicia


Chegando...


Explicação do projeto pelo arquiteto. (Peter Eisenman)

Arquivo de documentos do projeto.


Projeto e seu entorno.


Projeto em sua globalidade.


Maqueta 1.50 (?)

Na quinta-feira fui o único aluno atendido pela professora de Construção 3, foi bom que na conversa mostrei pra ela que estava atrasado mas correndo atrás do prejuízo. Ainda estou devendo o restinho da entrega. Na própria quinta-feira começou a conferência do Ciclo "Dis-Place, organizadas pela AEFAUP - Associação de Estudantes - e pela revista Dédalo.

Cartaz de divulgação da conferência.

Foi muito bom estar em um Ciclo diferenciado de palestras, ficávamos sempre nos questionando - Como é que esse povo ganha dinheiro? Com o tema "Dis-place" muito se mostrou de arquitetura efêmera mas vimos que o setor de construção civil por aqui não está muito forte. Muita gente pensando, e repensando, em fazer projetos mais sociais que comerciais. Mesmo assim deu pra ver uma gama diferenciada de linhas de pensamentos e também organização de ateliers de arquitetura de várias partes da Europa.

Mesmo com as palestra sendo cansativas e acabando tarde mantemos o cronograma da casa e realizamos o "Granda Jantar El Bigodón". Foi um sucesso e também despedida da Marta.

Cadú, Vanessa, Lamú, Clara, Marta, Daniel.
(Mãe, olha aí onde é o HF Ipanema Porto.)

Mesmo cansado pela festa ainda tivemos o último turno das palestras no sábado. O domingão só serviu pra poder organizar as coisas para começar a semana novamente.

domingo, 27 de março de 2011

2011.0321-27 Entregando projecto?


A semana começou daquele jeito, entrega adiada, e aula marcada em dia de folga. Terça-feira era aniversário da Universidade do Porto mas mesmo assim teríamos aula pela tarde. Mesmo sem muito o que mostrar de evolução, fui a aula para trabalhar junto aos colegas. Decidi que iria parar de alterar o projeto para esta fase, para ver se conseguia finalizá-lo. E assim foi, a semana inteira para finalizar tudo isso. Minha estratégia foi diferente desta vez, fiz o modelo em 3D e dalí ia gerar todos os cortes e alçados automaticamente. Não foi muito automático assim mas me adiantou bastante.

Em casa, depois do meu adiamento, todos ficaram com a mesma data de entrega de projeto. Virou uma filial da FAUP, todo mundo fazendo maquete juntos, música alta, guisados e horas de sono todas desreguladas. Até que valeu a pena, as maquetes ficaram todas prontas e eu consegui fazer muito do que precisava fazer.

Durante essa correria ainda fui no médico fazer minha Tomografia Axial Computadorizada pra tratar das dores de cabeça. Não adiantou muito pois ainda tenho que esperar mais uma Endoscopia, para tratar agora do estômago e alguns exames de sangue. Vamo ver no que é que dá...






Vai ser fácil limpar hein???

Pra finalizar, um achado no Facebook, formatura oitava série - ano dois mil.


Arthur Figueiredo, Daniel Dias, Luana Oliveira e Cynara Ribeiro.

domingo, 20 de março de 2011

2011.0318-20 Final de Semana X Começo de Semana



Na própria quinta-feira foi a "Saint Patrcks Day Party" da ESN Porto e fomos em peso. Apesar de ser na Pitch Club - onde incrivelmente ainda pode-se fumar, mesmo sendo fechado e as bebidas, pelo menos a cerveja, são o dobro do preço. Fomos com frio, aliás, eu fui com frio, o resto do pessoal estava no calor da "marvada" cachaça.

Link da foto no Facebook, já que este blogspot não consegue postar uma foto por url:

Depois de um momento de diversão que perdurou até às quatro da manhã - para gente que voltou mais cedo - foi a hora de trabalhar. Com os tacos da sala finalmente recolocados no lugar, e devidamente colados e infelizmente lixados. Falo infelizmente pois além do mão de vaca passar verniz somente nem cima dos tacos colados - imagina o serviço que foi feito - a casa ficou só pó, a primeira etapa de trabalho seria faxina, e da boa!

A segunda etapa era mesmo projeto, foi cada um pra um canto e começaram os trabalhos. Cada um com suas dificuldades o trabalhando foi rendendo, rendendo e está até agora, domingão a noite. Por isso a postagem fica curta mas continuem acompanhando, o blog agora vai bombar!!!

quinta-feira, 17 de março de 2011

2010.0317 Odisséia Hospitalar + Helio Piñón


Muito bem, depois de um tempo sem postar voltarei a postar semanalmente e, como prometido no meu editorial, vou completar - em minhas férias - os espaços que fiquei sem postar. Mais precisamente, antes que meu último ano aqui comece vou postar tudo que falta, para voltar para o Brasil com o Blog em dia.

Acordei cedo para ir ao médico mas não conseguir levantar, meu mal estar que vem me acompanhando há alguns dias/semanas/meses deu uma aparecida bem chata ontem, ainda bem que não tive aulas. Somente quando consegui me levantar, às onze, percebi que teria mesmo uma odisséia no Sistema de Saúde Português e quase desistindo me arrastei, junto com a Clara para o médico. Fomos no caminho combinando de como íamos gravar a consulta - pois a última foi tão estranha que preferi gravar esta, pelo menos as pessoas iam acreditar no que a médica me disse.

Desta vez o problema foi outro, mesmo já tendo ido ao Posto de Saúde, tive problemas em conseguir uma consulta - segundo a senhora ignorância que me atendeu o Protocolo de Cooperação entre os Sistemas Públicos de Saúde do Brasil e de Portugal não me garante os mesmo direitos que os portugueses. MENTIRA PURA: Eu tenho direito à assistência de saúde com o qualquer outro cidadão da Comunidade Européia. E depois de uma espera de uma hora para conseguir uma senha da tarde e mais uma hora para começarem a atender, consegui ser o segundo a ser atendido. Persistência, a palavra número um de quem saí do seu país.

Depois da consulta, que foi muito melhor que a primeira, como se tivesse jeito de ser pior. Ganhei pedido para uma bateria de exames e análises. Os exames são: endoscopia, para verificar porque o "omeprazol" não resolve os enjôos e TAC do crânio, que é o primo da ressonância, segundo o médico. Mas a verdade, é apenas a sigla para Tomografia Axial Computadorizada - que a gente vê em filme, aquele monte de seções do crânio numa chapa de raio-x. E as análises são apenas exames de sangue mais precisos que os outros que a médica louca tinha me pedido antes - muito vagos, como disse o doutor.

Depois de uma atenciosa consulta o médico me disse para ir a secretaria da clínica pegar um carimbo para "oficializar tudo". O qual foi negado pois eu não tinha número de utente, pois não sou português e não trabalho. Mais uma vez, com um pouco menos de paciência, é claro, foi obrigado a brigar pelos meus direitos! Segundo a senhora ignorância, eu não tinha direito de co-participação do Estado Português em meus exames. E assim meus exames estão marcados em uma clínica indicada pelo meu médico, e com co-participação, o mais caro deles me custará vinte Euros, cinco vezes menos do que ela me disse que custaria.

Voltei pra casa, me reintegrei mas não tive animação para ir comprar o remédio, outra briga para conseguir a co-participação. Remédio é "Etoricoxib [Arcoxia]", diz ele que perto do remédio que minha mãe mandou tomar para as dores de cabeça ele faz muito mais efeito. Vamo vê né?

Às dezoito horas fui a faculdade para a palestra do Hélio Piñón, que apesar dele falar rápido pra caramba conseguir entender grande parte do que ele disse, foi legal apesar da abordagem bem crítica dele. Ficaram as fotos da conversa sobre "el edifício en la ciudad".