quarta-feira, 30 de junho de 2010

20100630 Blindness

Acordei tarde, já tinha a impressão que seria um dia perdido.

De tarde liguei para os Leões, sem êxito e liguei para TAP, tá difícil acertar uma data viu?

Como tinha apresentação de trabalho na quinta-fera, o negócio é dormir cedo para acordar a tempo da aula que passou para sexta-feira, o máximo de hoje seria  ver um filme - Blindness.

terça-feira, 29 de junho de 2010

20100629 Portugal e Espanha

O dia hoje foi legal, mandei um e-mail para Fabiana do Relacionamento Internacional do UniBH- dizendo que precisava conversar com ela sobre eu ficar em Portugal e tudo mais. Logo depois liguei para a Escola de Arquitectura do Porto, e vi quais seriam os precessos que eu precisaria para me transferir para lá ou estudar lá com Erasmus.
Depois Fabiana me ligou e conversamos sobre as possibilidade e tudo mais, foi legal que deu pra me atualizar sobre o que tá rolando e ela me deu muito incentivo e ajuda a resolver minha dúvidas e foi o máximo!

Depois fomos a Feira de São João ver o jogo de Protugal e Espanha, e mesmo torcendo não deu pros portugas dessa vez.


 Telão na Feira de São João, dá pra ver umas bandeirinhas de Festa Junina e ainda um cara, trajado - roupa típica dos estudantes de Portugal, não caloiros.

Barraca da Super Bock, aí que a gente senta e bebe!

Depois, perambulando com o Celso, ainda conseguimos uma apresentação sobre como é feito o Whisky Jonnhy Walker Black Label, é do tipo blended e ainda tem mais de quarenta outros whiskys misturados.

Infelizmente não vendiam a garrafa Bruno, eu perguntei. Ali atrás são alguns dos principais whiskys misturados.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

20100628 Brasil X Chile

Acordei já preocupado com jogo mas não mais preocupado do que minhas três aulas que viria, somente deu para apresentar uma das três apresentações que precisava apresentar na semana passada, então de hoje não escapa. Chegando na faculdade o professor ligou avisando que sofreria um atraso, o que me deu tempo de ajeitar alguns e-mails e ler bastante coisa para a apresentação quando ele chegou já logo pediu voluntários e ficamos em segundo lugar para apresentar.

Depois de dar um problema entre a compatibilidade do Power Point novo com Power Point antigo e ainda alguns portáteis da Apple no meio, conseguimos exibir a apresentação do meu laptop valente. Apesar de ser em três línguas, a apresentação foi boa, e como o problema nos tomou tempo, esse tempo foi abatido no tempo do almoço, hora de correr, ou melhor pedalar.

O melhor do dia ainda estava por vir. A aula de Arquitectura do Renascimento e do Barroco foi mais tranquila que eu já tinha dado um show na apresentação do Barroco Mineiro e logo mais uma rápida aula, aula mesmo de Arquitectura do Século XX. Como o professor estava apertado com essa última aula, ele preferiu terminar a matéria e deixar as apresentações para quinta-feira, dia cheio pra gente mas para a maioria o melhor dia. Danou-se.

No bar ainda na internet.

Como eu saí da aula até mais cedo que imaginava, fui directo para o bar dos brasileiros para marcar uma mesa, aproveitei a internet para conversar com pessoal do Brasil e depois foi o jogo. O bar nem chegou a encher não, mas foi até bom que ficamos mais tranquilos para assistir o jogo. Depois do jogo, como o resultado foi bom, aproveitamos para matar a saudade do Brasil e fazer um churrasquinho daqueles.

Em meia hora fomos pra minha casa e já desmbolamos tudo. As fotos comprovam até o samba que rolou, muito bom mesmo, galerinha gente fina.

Ainda esquentando.

Galerinha agitando.

Tomando uma.


Sambinha rolando solto.

Sambinha bão demais.

domingo, 27 de junho de 2010

20100626 São Jão!!!

Muito bem a sexta-feira foi improdutiva mas o sabadão foi bom, acordei cedo, e fui para os Leões, afinal, tinha trabalho em grupo com Silvia e Ana. Todos os três atrasados decidimos partilhar o que restava e terminar a conclusão juntos, que não tinha escapatória, tinhámos que fazer para segunda. Pois fizemos e fiquei de digitar tudo, por conta de ser o único que fala português.

Cheguei em casa e preparei o almoço, logo depois, chegou Sebastian, um alemão do CouchSurfing, conversamos, jantamos e nos preparamos para a Festa de São João. Parece que não acontecceu muito entre o almoço e o jantar mas é porque a casa está um pouco atrasada, estamos almoçando na hora do jantar e jantando na hora da ceia.

Chegamos na festa bem na hora que as famílias estavam saindo, foi legal que vimos muita gente, muita gente arrumada e muita gente bonita, até que enfim um evento bem organizado em Évora, a Queima das Fitas nos pareceu um tanto quanto "armengado".

Depois de uma bebedeira daquelas fomos expulsos da festa pelos policiais, é pessoal, por aqui quando fecha fecha mesmo, e vamo que vamo e vamo agora.

Como o pessoal tava muito animado o Zé, do Fifth, bar, disse que tinha umas garrafas de vinho em casa e a festa tava pronta, fizemos a festa em casa mesmo. Regada a muita bebida, violão e uma turminha boa, descobrimos que o vizinho ou mudou-se ou está em estado de putrefação avançado, pois não reclamou nada. Fomos dormir quando os últimos convidados foram embora, as oito, nove da manhã.

Dentro da festa, ainda procurando as barracas de bebidas.

Na barraca da Super Bock, uma ponta da mesa, pessoal de casa: Eu, Gugu, Felipe, Adonis e Vitor.

Na outra ponta, Edu, Sebastian e Eu.

20100625 Brasil e Portugal

O dia não foi nada produtivo academicamente mas deu pra ver o jogo do Brasil e ainda "comemorar" nossa classificação. Acordamos bem em cima da hora pois marcamos de ver o jogo num bar brasileiro perto dos Leões, a caminhada para o bar foi legal, e já no clima brasileiro devido ao calor foi melhor ainda.

O jogo todos viram, o Brasil não convenceu mas parece que ele vai jogar assim até o final da copa, é o Dunga né? Vamo vê se ele leva o "caneco" pra gente.

Quando saímos do jogo a idéia era fazer um churrasco na nossa casa, que depois virou um churrasco na casa da Dona Maria, que era mais perto e por fim, virou apenas uma cervejada. Saímos com calor do jogo, com o grito de gol na garganta e ainda deu tempo de, antes da cervejada, passar na fonte e nos refrescara à la "moleques de rua do Brasil".

A noite foi muito animada e esticou bem, tocamos violão, muita música brasileira e muita animação foi bom saber que temos ainda muitos brasileiros por aqui para dividir a saudade.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

20100624 Projetar

Não me valeu de nada apresentar apenas uma das três plantas de piso que precisava apresentar, o professor, com razão, me disse para apresentar tudo. Sendo assim não vai ter escapatória agora é projetar. e pra semana que vem.

Não consegui ir a aula pela manhã - segunda aula que não vou no semestre. Depois do almoço participei da parte prática da aula de Projecto Avançado de Arquitectura Sutentável e plotei uma planta para poder adaquar algumas coisas.

Algumas coisas nada, o Mitch me ajudou e adequei várias coisas no projecto, pelo menos agora ele tem mais identidade e mais relação com a cidade e com o entorno que o cerca. Nada tão geometrizado igual estava e nem nada muito racionalista, acho que por fim ele vai ter uma aparência mais humana nos caminhos e nos edifícios algo quase desconstrutivista.

De noite começamos com uma cervejinha em casa mesmo e logo o Zé, pelo Facebook, nos conviou para passar no lá bar dele, o Fifth. Hoje é dia de imperial - chopp - por cinquenta centímos. Fiamos tanto na pilha do Fifth que quando chegamos a Festa de São João, já não tinha mais nada. Voltamos para casa caminhando sobre uma calorosa noite, mais quente que no Brasil, o calor tá chegando!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

20100623 os Leões

Hoje acordei cedo e preocupado, dei jeito de deixar o projeto no ponto para plotar, mesmo que ainda não esteja pronto a idéia é plotar o que fiz para conversar amanhã com o professor, para ver como fica todo esse meu atraso.
Depois do almoço, fiz algumas ligações que ainda ficaram pendentes de ontem e passei nos Leões para plotar o projecto, plotei o que fiz e conversei com alguns colegas, eles me disseram que tenho mesmo que viver pra essa matéria e passar dias e mais dias, somente com ela na cabeça e no computador, acho que vou precisar me acostumar com isso pois além de ser pesado, o projecto no Brasil demandava muito tempo também mas não desta forma. Na saída ainda encontrei com Freddy, do teatro, e descobri que o curso que vou fazer de fotografia no semestre que vem ele também vai estar, legal demais, já estou começando a ter amigos e amigos nos Leões, vamo vê se conquisto aqui um pessoal igual conquistei no Brasil, pois os amigos de lá estão a fazer falta.
Depois para finalizar o dia com chave de ouro e me deixar cansado para uma boa noite de sono, joguei bola até cansar. Cada dia que passa o futebol fica melhor.



Foto tirada por Freddy enquanto conversávamos sobre o curso.
"Pena que cortou o resto da cabeça com meu cabelo novo"

20100622 Resolvendo problemas na cidade.

Como já diziamos em Beagá (Belo Horizonte, MG) a terça-feira foi dia de ir a cidade. Como tinha vários pequenos detalhes a acertar no centro de Évora acumulados, aproveitei o primeiro dia de "folga" para isso.

Foi bom que fiz algumas ligações, passei no correio, no relacionamento internacional e ví o que preciso para poder esticar minha estadia por aqui. Isso aê acho que depois de tanta dúvida acho mesmo que vou aproveitar que já fiz o mais díficil - vir - e estender meus estudos até não sei quando ainda.

Na Praça do Giraldo aproveitei a longa ligação com a TAP, para perceber melhor o movimento escondido de Évora, muitas pessoas na praça, assistindo o nada, indo e voltando sem muito o que fazer, mas uma coisa de facto: usufruindo da cidade e socializando.

A proposta de ficar, por enquando é estender o intercâmbio para ver se quero mesmo me graduar por aqui ou se volto para o Brasil. Na balança, muito bem equilibrados estão: formar em um ano no Brasil, ou formar em Évora com o dorbo do tempo e já concluir o mestrado integrado. Difícil escolha por isso esta decisão.

O resto da tarde foi ficar por conta do projecto que mesmo sem saber qual será o desfecho e ainda com receio de não sair boa coisa, não posso desistir assim tão fácil - afinal, so brasileiro, não desisto nunca.

No final da tarde ainda troquei e-mail com o responsável pela turma de Fotografia I, do curso de Artes Visuais, e a notícia do dia foi que serei bem vindo na turma do próximo semestre. Também comecei a pensar no meu plano de curso, preciso escolhar as matérias de arquitectura a cursar no próximo semestre logo.

terça-feira, 22 de junho de 2010

20100621 O dia do Barroco Mineiro e o clima de férias.

Numa segunda-feira que indicava o ínicio do verão com um calor à brasileira, acordei com apenas três importantes tarefas: apresentar os trabalhos de Cultura Arquitectônica em Portugal, Arquitectura do Renascimento e do Barroco e Arquitectura do Século XX.

Como nem tudo depende da gente e do nosso esforço a primeira apresentação foi adiada, mesmo eu tendo esforçado para terminar minha parte depois do jogo que o Brasil ganhou da Costa do Marfim, não aconteceu o mesmo com todo o grupo e sem grandes problemas, adiamos nossas férias para a próxima segunda-feira.

Depois da maratona do almoço, que contou ainda com a goleada de Portugal sobre a Coréia do Norte,  foi a vez do trabalho de sobre o Barroco Mineiro. Este eu fiz sozinho a pedido do professor e foi, para mim, um sucesso pois apesar de ter faltado falar duas coisas que pretendia e constavam em minhas anotações, foram exatamente as duas coisas que o professor completou no trabalho - indicando que mesmo em falta durante a apresentação, consegui levantar todos os importantes pontos sobre o assunto.

Em seguida, como estávamos atrasados com a matéria, não houveram apresentações pois o professor preferiu passar com a matéria em diante. Como é o mesmo professor das três disciplinas ficou a sensação humana sobre toda a coisa, pois o primeiro erro foi nosso, o segundo dele.

Como o dia tinha sido cheio, resolvi comprar o memory card para minha câmera - o que tinha já não servia. Aproveitei para pedalar um pouco, e ao contrário do dia-a-dia, sem mochila. Vendo as paisagens da estrada - a loja fica no distrito industrial - deu um clima de férias, o verão chegando e as paisagens ficando mais abrasileiradas - ah, o calor, já estava com saudade.

O final do dia foi divertido, foi hora de cortar cabelo e cortamos mesmo - dez euros num corte de cabelo ainda é uma realidade que não participamos. O resultado foi até melhor do que esperávamos.

Vitor surecando o cabelo de Gugu.

            


quinta-feira, 3 de junho de 2010

20100603 Homens da Luta Pá!

Acordei e já fui directo para o ensaio novamente, a próxima semana chegava e vamos estrear. O ensaio foi um ensaio corrido e até almoçamos juntos, foi "bué fixe pá". Logo depois que tudo acabou, corri para aproveitar a queima, agora com a turma do teatro, dançamos muito a som dos "ultraje a rigor daqui", os "Homens da Luta" tem um discurso político bem forte e parece que movimentam mesmo o pessoal. A volta pra casa já foi de manhã.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

20100602 Ensaiando Teatro!

Acordei por volta de meio-dia, com o telefonema dos meu colegas de curso. Além de ficar sabendo da nova taxa da ploter, seis Euros, ainda fiquei sabendo que assim, de repente, o professor marcou entrega para sexta-feira. No meio da semana da queima das fitas, é como que se, no Brasil, alguém marcasse prova na sexta-feira de Carnaval. Mesmo não me comunicando direito com Silvia eu já tinha compromisso com a Companhia de Teatro e o que me salvou foi que muita gente havia viajado, não seria o único faltante.
Depois fizemos um tradicional churrasco de bifanas na casa da Mônica, do teatro. E já fomos em seguida para o ensaio. Quando o ensaio terminou só me restavam forças para ir para casa, pedalando, e dormir!

terça-feira, 1 de junho de 2010

20100601 Ensaio e visita aos amigos.

Acordei daquele jeito por conta queima das fitas, mas se bem que nem durmi tanto, acho que foi este o problema. O ensaio era as dez horas da manhã, consegui ir e ainda aprendi muita coisa com o pessoal do teatro. Depois saímos para a Mc Donalds e almoçamos com muita brincadeira, foi muito divertido mesmo. Também encontrei com as meninas, Dayane e Daniele, que trabalham lá. Depois de todo o almoço fomos para casa da Debora, Silvia e Eduardo, para conhecer a casa nova deles, e curtir uma tarde com os amigos, jogomos uma espécie de "Imagem e Ação" e depois fui embora. Afinal, precisava terminas a faxina que comecei e não terminamos, além de dormir.