domingo, 15 de agosto de 2010

20100809-15 Porto

Na minha primeira folga, terça-feira, dia dez. Me dei de presente de aniversário - com o dinheiro da minha mãe - a ida a Porto para minha inscrição na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Porto. Como adorei a dinâmica da cidade e a FAUP tem uma estrutura invejável, fiquei nesta, escolhi um presente caro que nem é certo mas é uma chance.


Os três edifícios característicos da FAUP.

A área de convívio da lanchonete, sob as árvores.

Cada prédio com um pormenor ímpar.



A ida a Porto foi correria mesmo, saí de Albufeira - que fica há uns dez quilometros do hotel, às duas da manhã. Cheguei mesmo em Porto por volta das nove da manhã. Com minha volta marcada para a mesma tarde acho até que consegui fazer muito turismo. Corri muito para plotar e entregar a documentação necessária há tempo e ainda cheguei um quarto de hora antes da repartição que cuida das transferências abrir. Logo depois de tudo feito, munido da minha câmera, peguei meu Cartão Andante - diário do transporte público - e corri para ver se dava para conhecer mais alguma coisa.

De cara, ainda com o mapa muito básico da cidade - apenas o turístico, gosto mesmo de andar pelas ruas, ver o "movimento escondido" - fui no Palácio de Cristal e no parque que o rodeia.


Palácio de Cristal.

"Porto chama por ti."

Juro, mas lembra o Mineirinho de perto.

Casa de banho com cobertura verde.

Andando pelos arcos me lembrei mesmo do ENEA 2009 no Mineirinho.

Mas no aspecto geral é um pouco mais conservado que o nosso velho Mineirinho.

Anexo, biblioteca municipal, muito fixe!

Concha acústica, a do EREA Aracajú era mais fixe...

Depois com sono do almoço - à la Pingo-Doce - procurei um autocarro, perto do Mercado e fui de passeio. Foi legal que deu um tour no centro histórico num autocarro não turístico e ainda ví a estão de Comboio e novamente a torre dos Clérigos. Voltei a noite, da praça da Batalha até chegar em Albufeira pela manhã. Dormi mais uma vez na rodoviária - igual quando voltei de Londres, por Faro - e fui directo trabalhar.



Entrando no Mercado do Bolhão.

Piso -1.

Piso -1.

Pormenores em metal.

Vendas e pormenor na cobertura.

Na escala da cidade.

Estação de Comboios.

Passeio com o autocarro circular centro histórico.

Igreja perto da Estação de Comboios.

Ainda não sei os nome de cabeça mas saberei!

Torre dos Clérigos.

Arquitectura local.

Movimento escondido.

Praça dos Aliados, lembrando de passear aqui com a mamãe.

Taí algo que só vi em Porto.

Alçado da Estação de Comboios.

Meu aniverário foi bom para pensar em algumas coisas, fiquei como sempre, caladinho no trabalho e o pessoal do hotel acabou descobrindo e fizeram uma festinha no nosso alojamento com tudo que tinha direito. Peguei uma internet portátil emprestada e deu pra agradecer o pessoal que me enviou parabéns pela internet. Anotei a data, ainda vou curtir com pessoal do Brasil essa data hein?! Churrasco de picanha, é claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Agora mais fácil, o comentário fica pronto na hora.