sexta-feira, 24 de setembro de 2010

2010.0920-26 Semana de Recepção

Muito bem, o ano começou formalmente, mas sem aulas por enquanto. Na FAUP temos uma semana para que os alunos veteranos nos dêem dicas sobre o curso, a cidade e sobre como será nossa vida daqui em diante.

Nesta breve passagem - com os Erasmus, caloiros e todos mais que se interessem - aprendemos sobre a história da cidade, da nossa instituição e de uma forma diferente nos tornamos amigos, nada de praxes, aqui é tudo diferente.

Acontece que já começamos bem, primeiro um passeio por toda a FAUP, que não é tão simples assim - com caminhos projectados por Siza, cada pormenor se mostra diferente e cuidadosamente planeado. Logo depois junto a abertura oficial tivemos uma palestra sobre alguns projectos do arquitecto Souto de Moura, muito louco!

Auditório cheio, cheio não, lotado!

Brasil!

Depois, a noite, fomos ao Rallye das Tascas, muito, muito parecido com o "de Bar em Bar" dos encontros de arquitectura no Brasil - literalmente de bar em bar, acabamos na discoteca Pitch Club, muito divertido, deu pra ficar amigo de muita gente diferente e dançar igual louco depois de mais de um "shot" em cada bar que passamos.

Na terça-feira a programação compreendia um passeio pela cidade junto a alguns mestres para conhecemos mais a cidade, tecnicamente e historicamente. Começamos no Metro, partindo da Estação Casa da Música.

Estação projectada pelo Eduardo Souto Moura.

Depois fomos logo para gaia, onde tivemos explicações sobre a que hoje é utiilizada exclusivamente pelo Metro, como funcionava, como foi se modificando com o tempo e tudo mais, a galera era grande e percebi que ia ser preciso correr para escutar todas as explicações.

Detalhe esta estação de Metro é assim, como uma rua mesmo, sem catracas ou fechamento.

Professor Manoel.

Vista da Ponte, e uma das inúmeras gruas da cidade.

Catedral da Sé.

Os mestres. O mais interessante foi o Geógrafo - do meio - que sabe mais sobre as relações da cidade com os utentes do que muito arquitecto.

Visada do largo da Sé.

Casa da Bolsa.

Descendo...

Largo do Duque da Ribeira - sem ser Ribeira.

A intervenção na "Ribeira".

Finalizando na Praça do Aliados, ou melhor nA Praça.

Depois fomos caminhando mesmo para o Piolho, e depois de lá, caminhando também, fomos a FAUP, onde seria nosso jantar. Muito hamburguer na churrasqueira e cerveja, com direito a muita dança típica também, dancei até ao som medieval. Diversão garantida, tô em casa na FAUP, ou, como dizem por aqui: "Tá se bem na FAUP".

Na quarta-feira iniciou-se o passeio pelos ateliers dos arquitectos do Porto, todos ligados, de alguma forma, a FAUP.

Atelier do Camilo Rebelo.

Não deu muito para ficar fotografando pois foi muito corrido e a gente precisava sempre ser muito ligeiro, apesar de que fomos muito bem recebidos pelo próprio arquitecto Camilo. Passamos também no escritório do Souto Moura mas infelizmente ele não estava lá para nos receber, deu pra ver o prédio onde o Siza também tem o seu escritório.

Na quinta nossa programação era mais extensa e não deu para fazer tudo, ficou faltando a Casa de Chá e a Piscina das Marés, mas estrategicamente foi só o que faltou pois ainda vamos visitá-las durante o semestre.
Deu para ir no Serralves, Museu de Arte Contemporânea que é muito bem projectado, intervenção do Siza, e tem muita mas muita vegetação mesmo, inclusive espécies internacionais únicas em Portugal.

Caminhos.

O museu entre a vegetação, quase não se percebe vendo da rua.

A casa original e o jardim com uma fonte que o acompanha por dezenas de metros.

A casa era para um casal sem filhos, daí nota-se a quantidade de riqueza que o jovem tinham.
  Art Decó.

Rica em cada detalhe.

Inclusive no interior.

Sala de Jantar.

Rafael Lamú, Rafael Duarte e Conrado.

Cada abertura proporciona uma vista incrível.

No segundo andar.

Esbanjando né?

Arte contemporânea.

Rodrigo, Mari e Lamú.

A foto na parede é da sala original.

Fundo de tela do desktop.

O edifício novo.

Lamú e eu, decidimos conhecer o interior do prédio novo depois, com mais calma.

Directo do Serralves fomos a um projecto do Siza, tudo com direito a explicação de dois professores da FAUP. O projecto é de habitação de interesse social e apesar de alguns deslizes nas leis é muito bom.

Galera aprendendo.

Aprendendo mesmo.

Bouça.

Depois fomos visitar mais quatro atelier, ficamos da hora do almoço até as nove da noite por conta das visitas, demorou um pouco mas foi muito bom, conhecemos vários tipos de escritórios e fomos muito bem recebidos também, a FAUP é bem querida pelos professores e arquitectos do Porto.

No final da noite já juntamos o jantar com caldo verde com o churrasco tradicional da arquitectura. Tiramos várias fotos mas vou postar apenas algumas poucas, só para todo mundo ter noção que o Siza pensou até nas festas quando projectou a FAUP.

Eu e Pedro, presidente da Associação dos Estudantes da FAUP, que organizaram toda essa semana.

"Aqui é família, aqui é trabalho"
Garça, Henrique e Rodrigo.

Dayse, Gabriela, Lamú e Sabrina.

Carmen, Rodrigo, Henrique, Clara, eu e Sabrina.

O Siza pensou mesmo em tudo, tanta gente assim e ainda funciona. Cara é bom mesmo!

E a semana não acabaria por aí, na sexta-feira ainda tivemos uma mostra de curtas-metragem bem no jardim da nossa FAUP. Sensacional! Depois passei na casa dos Gaúcho pra uma festinha mas como havia acordado cedo nem demorei muito, apesar da animação.

A foto tá meio escura mas cinema é escuro mesmo.

Registrando a primeira festa deles!