domingo, 17 de abril de 2011

2011.0411-17 Boas apresentações

Aula de Construção: eu sempre reclamava que a aula dava sono, que era difícil se manter ligado no tema o tempo todo. Pois, desta vez quem tá dando aula é a professora Clara Vale - que por sinal é um exemplo de ótima professora - e na aula dela funcionou diferente o esquema: No final da aula teríamos um exercício sobre a matéria passada que valeria a presença. Pronto, nunca vi tanto aluno anotando as coisas e prestando atenção, sem conversas paralelas nem laptops ligados. Depois desta boa aula foi uma outra que me fez ficar mais animado ainda em estudar na FAUP. O arquitecto Guilherme Machado Vaz nos apresentou um pouco de sua jovem carreira pós FAUP. Com bons projectos, muito bem resolvidos conceitualmente e com um tratamento íntimo dos materiais, ví como pode ser a vida de um recém formado na FAUP e me entusiasmei.

Na terça-feira, para fechar meus dois dias inteiros de aula - segunda e terça-feira - mais uma palestra, desta vez fora do calendário, acontece que o arquitecto Francisco Mangado estava por cá e deu uma passadinha na FAUP. Logo depois desta palestra começaram as apresentações em sala de aula dos projectos de cada aluno. O professor também teve uma idéia muito boa, as apresentações seriam por ordem de presença - quem veio mais às aulas apresentaria primeiro, fiquei lisonjeado de ter sido o terceiro, o primeiro foi um aluno que não apresentou no auditório por falta de tempo, em segundo meu amigo João Branco e eu logo em terceiro. Com a apresentação percebi que trabalhei muito, muito mesmo e que preciso trabalhar mais ainda para me manter no ritmo.

No mais foi assim, uma semana de tranqüilidade e boas apresentações teóricas. Um pouco de tranquilidade depois da correria que tinha sido adiantar todo o projecto a ponto de entregar uma entrega consideravelmente extensa.

P.S.: Ah, esqueci de um detalhe, o Álvaro Siza foi falar sobre os espaços públicos - ficou a foto da janela projetada por ele pois neste dia dia ele não estava inspirado não, foi melhor ver a paisagem.

Auditório Fernando Távora, FAUP.

domingo, 10 de abril de 2011

2011.0404-10 Folga

E depois daquela correria imensa de projeto chega a hora de ficar um pouco mais tranquilo. Pelo menos aos que, como eu, foram as aulas somente para assistir as apresentações. Acontece que os professores escolheram alguns alunos da cada turma para apresentarem os seus trabalhos, é chamada de Crítica Comparada em Auditório. Não necessariamente os melhores, pelo menos ao meu ver.
Depois desta segundona passada o dia inteiro fechados no auditório na terça fomos as salas de aula para apresentar nossos trabalhos para a turma. Aí sim cada um apresentou o seu trabalho. Desta vez, ao contrário da entrega do natal, nada de apresentação de slides, apresentamos baseado nas pranchas e nas maquetas que entregamos. A apresentação foi por ordem de frequência durante a etapa, os que foram mais atendidos apresentaram antes. Eu fui um dos primeiros, e teve gente eleita para ser o último. Como na FAUP o que vale é o desenvolvimento continuado da proposta eu nunca falto às aulas e muito menos deixo de ser atendido. É assim que nosso trabalho evoluí, quando alguém o critica.

Molhes do Douro / Carlos Prata

Galerinha curtindo a praia.

Na quarta-feira fui fazer uma bela endoscopia. Encerrei a segunda e terça-feira com um jantar às vinte horas na terça. Entrei em jejum. Chegando no laboratório comecei a imaginar que talvez não pudesse ser uma grande idéia aproveitar o jejum para fazer as análises de sangue e a endoscopia juntas. E não foi mesmo, a enfermeira que e atendeu - apesar da minha veia ser muito fácil de pegar e eu não ter medo de agulha - machucou meu braço na hora de tirar a agulha, incrível. Já fiquei com mal estar e quase não faço a endoscopia. Acho até que seria mais fácil se não a tivesse feito, foi horrível, fiz sem sedativo e foi pior exame que já fiz na vida! Para relaxar fomos a praia com a galera! Quase, quase quente aproveitei para conhecer o Farol, que é projeto do meu professor e que ainda não tinha ido conhecer. Muito legal os cortes nas pedras que fazem a mar trabalhar como fonte. Foi legal ir pra praia com a galera...





Recebi também mais amigos de Évora, agora Túlio e a Laura. Por conta da Ryanair, estavam voltando do Marrocos e ficaram um ou dois dias por aqui para poder conhecer e depois ir já direto para Lisboa receber os país do Túlio. Neste mesmo dia reunimos a galera para ensaiar o Lual, que vamos fazer no farol um dia que fizer mais calor de noite. Foi super animado e o pessoal tocou super bem.

Na sexta-feira eu fui encontrar com meu professor da disciplina que já acabou, Estudos Críticos Álvaro Siza - que por sinal fiquei com dezesete em vinte. Vou ver se o ajudo com a edição da entrevista. Nesta mesma sexta-feira bateu aquele marasmo, e no dia anterior, ou melhor, durante à noite, os nossos queridos vizinhos armaram e encheram a tão esperada piscina. Tiro e queda, não estrearam, fomos lá inaugurá-la!!!

Ficou pouquinho corrida mas é que a gente nem tinha sido convidado né? hahah

sábado, 2 de abril de 2011

2011.0328-0403 Entrega de Projeto


Segunda-feira bateu um pouco do desespero da entrega de Projecto. Mas foi fácil de resolver, pensei que era melhor entregar o que tinha, no prazo e bem feito. Só depois de colocar as maquetas e plotar as pranchas fui me preocupar com o que faltava. Assim o professor de Projecto 4 veria meu trabalho enquanto eu poderia ser atendido pela professora de Construção 3 para fazer o resto, a parte construtiva. A disciplina é Projecto mas é tudo feito junto com Construção 3 e Sistemas Estruturais.

O que consegui acabar foi a maqueta 1.200 e a maqueta 1.500, as pranchas com a implantação 1.500 as principais plantas 1.200. A maqueta e a planta 1.50 do auditório eu fiquei devendo e também o corte transversal construtivo 1.10. Foi estranho porque a entrega passou mas continuei trabalhando, foi duro!

Maqueta 1.200


Implantação 1.500


Maqueta 1.500


Maqueta (Auditório) 1.50

Na quarta-feira foi a vez de viajar um pouco, alugamos um carro com a mãe da Clara e fomos a Santiago de Compostela, faltava ainda ver a parte arquitetônica e foi isso que fizemos:

Catedral.


Cetro Gallego de Arte Contemporânea / Álvaro Siza Vieira.


De longe, o City of Culture of Galicia


Chegando...


Explicação do projeto pelo arquiteto. (Peter Eisenman)

Arquivo de documentos do projeto.


Projeto e seu entorno.


Projeto em sua globalidade.


Maqueta 1.50 (?)

Na quinta-feira fui o único aluno atendido pela professora de Construção 3, foi bom que na conversa mostrei pra ela que estava atrasado mas correndo atrás do prejuízo. Ainda estou devendo o restinho da entrega. Na própria quinta-feira começou a conferência do Ciclo "Dis-Place, organizadas pela AEFAUP - Associação de Estudantes - e pela revista Dédalo.

Cartaz de divulgação da conferência.

Foi muito bom estar em um Ciclo diferenciado de palestras, ficávamos sempre nos questionando - Como é que esse povo ganha dinheiro? Com o tema "Dis-place" muito se mostrou de arquitetura efêmera mas vimos que o setor de construção civil por aqui não está muito forte. Muita gente pensando, e repensando, em fazer projetos mais sociais que comerciais. Mesmo assim deu pra ver uma gama diferenciada de linhas de pensamentos e também organização de ateliers de arquitetura de várias partes da Europa.

Mesmo com as palestra sendo cansativas e acabando tarde mantemos o cronograma da casa e realizamos o "Granda Jantar El Bigodón". Foi um sucesso e também despedida da Marta.

Cadú, Vanessa, Lamú, Clara, Marta, Daniel.
(Mãe, olha aí onde é o HF Ipanema Porto.)

Mesmo cansado pela festa ainda tivemos o último turno das palestras no sábado. O domingão só serviu pra poder organizar as coisas para começar a semana novamente.