domingo, 31 de outubro de 2010

2010.1025-31 Madrid [01/03]

Defini que vou ficar agora todo o meu tempo na FAUP adiantando os trabalhos ou pesquisando algo novo e tudo mais. Mas assuntos acadêmicos não faltam, pois tenho muito o que fazer, começando por Contrução 3 que os arquitectos Herzog e de Meuron não disponibilizaram as plantas da Caixa Forum, em Madrid. Sendo assim nosso trabalho ficou ainda maior, além de ter que conseguir as imagens destas plantas em alta precisaremos redesenhá-las. Comecei por scanarizar as imagens que o prof. Camilo Rebelo nos emprestou, by El Croquis.

O Felipe teve no Porto mas nosso encontro ficou pra volta, já que ele embarcou correndo pra Amsterdão.

Na quinta-feira senti o peso de exagerar nas horas de trabalho, e passei um pouco de mal, nem aproveitei o Jazz que teve na faculdade, voltei mais cedo.

Domingão com muita antecedência fomos ao aeroporto para pegar o Ryanair para Madrid.

A primeira impressão da chegada foi o metro, que tamanho o aeroporto de Madrid, já era atendido pelo metro e também, para se passar dos terminais T1, T2 e T3 para o T4, pode-se pegar o metro também, ficadica.

Clara, Pedro, Claudia, Juliana, Michelle(Mikele) e João.

Já saí tirando foto até e já no centrão - Estação Atocha - saímos perto do Caixa Forum, quem percebi de supetão.

Estação Atocha.

Passeo del Prado, eu acho.

 Indo pro Caixa Forum.

 Art Nouveau chefe! Lembrei da Casa VB!

 Caminhando, caminhando e...

 CAIXA FORUM

 Toca levemente o chão.

 Oia o menino aê em Madrid!

 Mato na parede, coisa de doido mermo, coisa de Europa!

 Oia a turma aê fazendo bagunça na porta da Fundação.

 Tá bom, tá bom, estorou... A idéia era mostrar o aconchego do edifício.

 Escada, único elemento evidente de toque no chão.

Thyssen-Bornemisza.

No Thyssen não pode tirar foto, então fiz alguns croquis do que quero lembrar e o resto vocês procuram na internet sobre as obras que têm, só digo que vale a pena separar uma tarde e ir com barriga cheia. Museu muito bem organizado e restaurante caro. Único que paguei para visitar, seis Euros temporárias e permanentes.

Depois passei no Parque do Bom Retiro para encontrar com Clara e Mariane, super bacana passear lá, e não se preocupe com a distância, ou saí perdo da Porta de Alcalá, do Prado Museum ou Caixa Forum.


Prado Museum, nem fomos, infelizmente não daria tempo, exposição temporária de Renoir e não deu pra ir.
 Porta de Alcalá

 Parque do Bom Retiro.

 Parque arrumadinho, mas somente pela paisagem, nenhuma atração cultura.

 Coleção Outono-Inverno.


Lago e monumento, ainda dentro do Parque.



Fome do cão!

 Outono.

 Dentro do Parque em direcção ao Palácio de Cristal.

 Trilhas.

 Não é o Palácio de Cristal.

 É o Palácio de Cristal.



Escala humana, mandou bem nas fotos Clara.

 
 Intervenção.

O vazio é parte da intervenção?



 Entardecer no Parque.



Depois do Parque, aproveitei a Mc Donalds, comida mais barata da cidade até então. E depois, bora pro Hotel.

Reina Sofia.


Infelizmente o Reina Sofia encerra-se aos domingos a tarde.



Final de tarde e bora!

Estação Atocha.

domingo, 24 de outubro de 2010

2010.1018-24 Arquitectura e cultura!

Mais uma dura aula de Construção 3 e agora com um pouco mais de frio fica ainda mais difícil acordar cedo. O bom que além da entrega de projecto segunda foi o dia de cinema na FAUP. Um professor do primeiro ano indicou pra gente um filme sobre a Lurdes de Castro, artista famosa que trabalha com as sombras. Entitulado "A Luz da Sombra" o filme deu uma boa idéia da vida e obra da artista. Bem legal.


Na terça, projecto terça, deu pra organizar bastante coisa pela manhã, já que começariam as apresentações somente às onze. Mas foi duro prestar atenção em alguns trabalhos mas tinham óptimos trabalhos, muita coisa boa. Anotei as críticas dos professores aos trabalhos escolhidos para apresentar e tentei ver se o meu atendia as críticas ou não.

Na terça e na quarta dei início ao meu cronograma. Enfim tenho passado mesmo de nove da manhã até as dezenove da noite na faculdade, às vezes parando para resolver algumas coisas ou para almoçar mas sempre procurando ficar em um ambiente que, diferente de casa, nos remete e idéia de trabalho. 
Bom também que pude ficar na faculdade no dia que o Siza participou de um debate sobre a sua obra na Bouça. Bem polêmico no debate deu para ver que assim como Niemeyer a simplicidade é muito importante para um grande arquitecto. Muito humilde e sereno o Siza mostrou que com uma papo descontraído e bons argumentos pode se levar um debate com classe mesmo quando o outro lado não quer o mesmo. Muita "politicagem" envolvida, ainda não percebi direito com foi tudo mas ainda vou entender.
Além de concluir algumas pendências do Brasil e da minha mudança de Évora para Albufeira e depois pro Porto deu pra preparar o power point para apresentar as fotos na aula dos Estudos Críticos do Álvaro Siza.
Na sexta a aula foi tranquila e fiquei pouco na biblioteca afim de resolver algumas coisas na rua, Correios, Banco e algumas compras.

Siza!

 Mais arquitectura, Palestrinha na Casa da Música.

 Flickz Architects, muito doido, literalmente! Adorei.

Sábado foi dia do jantar do grupo de construção, pra decidir os detalhes de Madrid.