domingo, 28 de fevereiro de 2010

20100227 Z Z Z

Hoje acordei na pilha, custei pra levantar e se não fosse o compromisso eu não teria ido. Ainda bem que mantive o compromisso de ir, pois o arquiteto não pôde iniciar o projeto hoje e foi ao escritório só pra me avisar disso. Quando fui voltar para casa lembrei que minha chave não funcionava e que Fayga tava dormindo, afim de tentar resolver o problema fui ao mercado (foto), arrumar a chave sem a original e também, caso não resolvesse, já dava a Fayga alguns minutos a mais de sono.

Aproveitei para caminhar pela cidade sem pressa e peguei alguns bons ângulos dela que estão acompanhando por aí. 

Bom é isso, o resto do dia foi tirar o sono atrasado que estava da semana tumultuada que tive, acho que já adiantei muita coisa em uma semana, vamo vê como será a próxima.

Gostaria de finalizar a semana com uma frase do Balu (Wladimir Fernandes). Posta aquela da saudade aê Balu!

Como já leram demais durante a semana deixo apenas algumas fotos. (Clica nelas gente, clica que elas esticam!)




 

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

20100226 Carteirinha de Estudante!

 
Hoje acordei cedo. Aí acordei atrasado, é duro levantar da cama quando tá frio em Beagá (Belo Horizonte) mas aqui é quase impossível. Mas como as aulas começam pra valer somente semana que vem, decidir chegar um pouco depois. Chegando a faculdade desenvolvemos o necessário, pegamos orientação com o professor assistente e já aproveitei a internet pra despachar algumas coisas ainda pendentes no Brasil.

O almoço foi rápido, recebemos antes a visita da Dona Armandina, foi bom que já a conheci e acertamos os detalhes ainda pendentes. Mais a tarde copiei uma chave pra mim, que não funcionou . E depois passei no GRI para pegar meu login e password, que não estava pronto ainda, mas pelo menos peguei minha carteirinha de estudante daqui, acho que agora já posso deixar o passaporte em casa. Aproveitei pra comprar também um kit de costura, pois precisarei dar uns ajustes em minha velha companheira mochila.

Um grande abraço pro Pedrita, que hoje completa aninhos de vida, muitos ereas pra você meu caro!

p.s.: Galera, continuem postando é importânte pacas! Mas assim, tem que usar login, o do orkut serve, mas continuem tentando!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

20100225 Primeiro dia de aula!

Muito bem, comecei o dia bem, mas bem cedo. Acordei e já logo me aprontei pra ir para aula. Corri com tudo e mesmo assim ainda saí atrasado. Cheguei à Antiga Fabrica dos Leões e nosso professor estava atrasado, sorte. Alguns diziam que nem iria. Quando o professor assistênte chegou, monitor, já logo percebeu caras novas na sala e nos apresentamos. Depois disso a turma foi logo dar andamento no trabalho, que haviam começado no semestre passado e eu e Sílvia (intercambista italiana), fomos correr atrás do prejuízo. Correr literalmente, Foram 3 sítios (terrenos) na cidade. O primeiro, essa foto ao lado (tirada dele com visada para o Pingo-Doce).

 
O segundo deles, ao lado, é bem no centro da cidade. Évora tem duas muralhas em forma de círculo, uma dentro da outra, esse sítio fica dentro da primeira, menor. O terceiro, que está abaixo, é o mais longe de casa e mais perto da faculdade, é mais aberto e bem nas costas do Teatro Resende. Bem, a proposta é um centro comercial horizontal, onde integra-se a parte exterior e a parte interior da muralha,  atraindo assim comércio e movimento. Depois da correria toda, almocei e voltei aos Leões (Antiga Fábrica dos Leões), desta vez munido de uma pêra e uma garrafa d`água, tive uma tarde de investigação sobre os sítios.

A tarde também foi boa pois finalmente consegui conversar com a coordenadora do curso, e acertamos as matérias que vou cursas, definindo meu horário, para poder fazer meus planos.

Bem, pra quem não faz arquitetura e não se interessa sobre o assunto, ficam as fotos dessa linda cidade. 

No final do post uma foto do AT4 (Atelier 4, eu imagino), minha sala de aula junto com o pessoal do quarto ano, que aliás, me recebeu muito bem.


Hoje também foi dia 25 de fevereiro. Há mais de um mês atrás, fui a um Encontro de Arquitetura no nordeste e  conheci uma pessoa muito especial e hoje completamos um mês de namoro, que começamos na pool party depois do EREA, rodeados de bons amigos. 

Embora eu não estar presente como gostaria, estou cavando meu futuro aqui nessa odisséia maluca e ela sabe que isso é bom pra mim, e por isso me apoia muito.

Falando em amigos gostaria de agradecer muito a presença de todos e os comentários, eles ajudam muito! E avisar aos que foram ao aeroporto, que eu postei a foto no primeiro post. Continuem participando!

p.s.: Ah sim, galera, falando sobre o rango, a gente aqui come muitas coisas, gastamos alguns Euros no Pingo-Doce e  temos uma geladeira cheia de rango. A Fayga cozinha muito e agora to começando, hoje foi o primeiro dia que cozinhei. Amanhã terão notícias.

JÁ TINHA POSTADO TUDO DO MEU DIA DE HOJE. MAS OLHANDO MEU E-MAIL RECEBI UMA FOTO QUE ME EMOCIONOU. CAMBADA DE FEDAPULTA! AMO OCÊS!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

20100224 Estagiando...

Muito bem, o dia começou cedo mas começou bom. Logo que acordei já tomei um leite quente, esquentado na caneca do ENEA, pra poder ir pra faculdade bem cedo. Chegando na Antiga Fábrica dos Leões (agora vou chamar de Leões) encontrei com Sílvia, uma italiana que também vai cursar arquitetura lá. Daí começou nossa corrida atrás da adjunta da diretoria do curso, afim de regularizar nossas matrículas. Não a encontramos, pois as aulas dessa semana ainda não estão de vento em popa. Daí já pegamos os horários das aulas que vamos fazer, pra ajudar a organizar, com a secretária do curso. 

Passei no Gabinete de Relações Internacionais (GRI) para pegar minha senha mas ainda não estava pronta, passei pois era caminho, o prazo é sexta!
Depois do almoço preparei uma apresentação de slides para mostrar ao Arquiteto Andrew Shore, conforme combinara antes. Nesta apresentação procurei apresentar o Daniel arquiteto, peguei algumas imagens de Beagá (Belo Horizonte - MG), depois alguns bons trabalhos da faculdade e minhas maratonas de projetos, respectivamente, segundo e primeiro lugares.


Conversamos bastante tempo e por fim combinamos de começar logo no sábado, um projeto ainda em fase de conceituação, em primeiros traços e idéias. Esse  aí é meu trabalho agora gente. Por enquanto não quais dias ainda mas pelo menos semana que vem eu não devo ir, trabalharei em casa, pois todo o escritório vai a Londres, uma feira de tecnologias que vai ter por lá.

Tô gostando de todo mundo acessar mas postem também!





terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

20100223 O dia do telemóvel


Hoje acordamos tarde, tomamos café na hora do almoço, ou seja, junto com o horário do Brasil. Foi o dia do Brasil, assistimos "Viver a vida" na hora do almoço. Neste momento já estava com meu telemóvel TMN Moche (plano que todos os universitários tem, 5€/mês e fala-se de graça com todos Moche).

Ele foi presente da Fayga, porque ela já tem um e eu ainda não tenho os documentos necessários para habilitar/comprar o meu.

Fui hoje ao gabinete (escritório) de arquitetura que havia entrado em contato quando estava no Brasil e troquei informações de como está a arquitetura por aqui e por lá. Amanhã vou novamente ao escritório com algo mais palpável sobre trabalhos meus pessoais. Porque o site do escritório eu já mostrei todo pra ele. Até liguei pro pessoal do escritório pra contar. Acho que consigo um estágio por lá. Vou tentar de verdade.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

20100222 Arquitectura da Universidade de Évora - Antiga Fábrica dos Leões

Acordamos para fazer compras, no Pingo-Doce é claro. Fizemos as compras do mês, exceto os pesados, pois como temos de carregar tudo separamos em turno. Logo depois já fui no Gabinete de Relações Internacionais (GRI), onde o Carlos, muito brincalhão me cadastrou no sistema da Universidade de Évora e já mandou o sistema gerar meu login.

Já fiquei mais tranquilo pois pelo menos tinha meu nome na lista de intercamistas, ou seja, deu certo. Depois disso voltamos para casa e já fizemos o almoço, macarrão. As panelas ainda estão sujas.

Durante o almoço a Lyf abriu mais espaço e até imitou um papagaio.
Depois do almoço fui à Associação Acadêmica da Universidade de Évora (AAUE), onde peguei o chip do meu telemóvel MOCHE (celular) +351 969551413. Mas ainda não funciona pois não tenho o aparalho, para comprá-lo me explicaram que preciso além da carteirinha da faculdade, que ainda não tá pronta, preciso também do meu número de contribuinte. 
Para esse número preciso de comprovante de endereço da Junta de Freguesias (Bairros). É um documento com assinaturas de dois moradores que votam no meu bairro, comprovando que moro aqui. To quase conseguindo!

Depois fomos a faculdade, o momento do dia. Ela fica na antiga Fábrica dos Leões, e como é uma antiga fábrica esta passando por uma reforma, que está em seus finalmentes. Essa reforma deixou o prédio todo com aquela cara de antigo por fora e modernidade por dentro, o que eu acho muito doido. Além das instalações gostei também dos professores. 
Logo de cara o Pedro Gameiro foi quem me ajudou com as disciplinas, já que das sete que me inscrevi somente duas abriram. Ele sentou e escolhemos as matérias juntos - Projecto Avançado de Arquitectura II, Projeto Avançado de Arquitectura Sustentável, Arquitectura do Século XX e Arquitectura do Renascimento e Barroco.

Saindo da faculdade de Arquitectura passei por uma ciclovia e já me animei de comprar uma bike para ir pra aula, que aliás deve ser somente segunda a tarde, quinta e sexta-feira integral até às 20h.
No final do dia passamos no Pingo-Doce e fomos pra casa descansar e esperar os vizinhos chegarem do trabalho para poder recolher as assinaturas.

20100221 Chegando em Évora

De início o avião iria atrasar uma hora. Com o aviso tranquilizante do piloto que tivesmos problemas, ainda em solo, na parte elétrica, atrasamos mais uma hora. O que os passageiros não gostaram de pensar foi que a hora em solo que ele ficara não foi necessária para arrumar o problema. Assim ele avisou que o sistema elétrico de navegação estava arrumado, pronto para partir, foi ai que nos tranquilizamos mais, ao saber que era algo no GPS.

Declarando meus bens eletrônicos na Receita Federal, encontrei com Fernanda, também intercambista do Centro Universitário de Belo Horizonte, coincidentemente no mesmo vôo. Apesar de tê-la encontrado já haviamos feito o check-in e não deu pra ir conversando, apesar de nós dois termos dormido o vôo todo.
Saindo do Brasil atrasado duas horas, iniciava a reação em cadeia: Ana, Silene e Maira, amigas de Fayga que me esperariam em Lisboa, respectivamente de Minas Gerais, Cabo Verde e Portugal, já iriam ganhar um chá de cadeira.

No avião foi uma viagem tranquila mesmo porque quase não assisti a decolagem quse nem participei do jantar, por conta do sono. O jantar então, a ceia de strogonoff estranho, estava até boa. Dormi. Logo após acordar, foi servido o café da manhã, vi então um filme e cheguei. Simples assim, sete horas de sono e um filme. A chegada no aeroporto de Lisboa, em reforma, foi uma maratona de vários metros até chegar na fila da imigração. O portugês da imigração foi bacana, bem humorado e cortez, mas a fila demorou. Se não fosse a minha bagagem que chegou rápido iria ser um triatlon.

Como vinha com Fernanda, dividimos um táxi até a rodoviária, pois como perdemos o comboio (trem) teríamos que pegar o autocarro (ônibus), que custava alguns Euros a mais. A viagem foi rápida, uma hora e meia, pontualmente, mesmo com uma parada ainda chegamos em Évora cinco ou dez minutos mais cedo que o prazo.

Já em Évora, liguei para Fayga para avisar que já estava a caminho e peguei um táxi, agora não deu pra dividir pois minha casa (Rua da Oliveira, 36 - CEP 7000-859) era fora de mão para Fernanda. Chegando em casa Fayga animou de cozinhar mas antes demos umas voltas por Évora pra eu me situar, nessa mesma caminhada telefonei pra casa, do telefone público (sem cobertura e na chuva) e tomamos um chocolate quente. Esquentamos e animamos de cozinhar, e desta vez sim, strogonoff de verdade. Tudo do pingo-doce, o mercado daqui, super barato.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

20100220 TAP138 CNF-LIS

Vôo TAP138 Confins-Lisboa confirmado para às 0h50 minutos do dia 21 de fevereiro.
Com a mudança do horário de verão marcada exatamente para a hora do meu vôo a Infraero aconselha chegar ao aeroporto uma hora antes das duas horas mínimas de check-in internacional.